Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa"
Resultados 1-20 de 34
-
Acesso à literatura infantojuvenil por sujeitos com deficiência visual
Stockmanns, Roberta; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2023) [Artigo de periódico]Atualmente, encontramos uma variedade de livros infantis e juvenis no mercado editorial que proporcionam aos seus leitores acesso à literatura. No entanto, encontramos poucos livros que contemplem em sua totalidade as ... -
Análise de material didático de língua estrangeira voltado a contextos tecnológicos e produzido por professores em formação
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Nunes, Mariana Backes (2017) [Artigo de periódico]Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões ... -
Análise de uma disciplina de pós-graduação em modalidade ERE sob a ótica das teorias conectivista e da atividade
Weiand, Augusto; Pereira, Leônidas Soares; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2022) [Artigo de periódico]Em virtude da pandemia de COVID-19, diversas instituições adotaram o ensino remoto emergencial (ERE) com o objetivo de possibilitar a continuidade de suas aulas em formato não presencial. Nesse cenário, estratégias ... -
O apoio da tecnologia na produção textual
Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2016) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, ... -
Aprendizagem inventiva e um ensino de língua inglesa decolonizador : análise das crenças de estudantes de Letras
Nunes, Mariana Backes; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2022) [Artigo de periódico]Ao se ter acesso a uma língua dominante como a língua inglesa, subjetividades são instituídas e reproduzidas sem serem questionadas, o que gera crenças que podem limitar os processos de ensino e aprendizagem dessa língua ... -
Apresentação
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Longaray, Elisabete Andrade (2020) [Texto de apresentação/encerramento] -
Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
Molon, Jaqueline; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Franco, Sérgio Roberto Kieling (2022) [Artigo de periódico]O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos ... -
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
Ludovico, Francieli Motter; Machado, Aline Dubal; Nunes, Mariana Backes; Weiand, Augusto; Souza, Manuela da Silva Alencar de; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2021) [Artigo de periódico]Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para ... -
Covid-19 : desafios dos docentes na linha de frente da educação
Ludovico, Francieli Motter; Molon, Jaqueline; Franco, Sérgio Roberto Kieling; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2020) [Artigo de periódico]A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudan-ças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a ... -
Digital literacy in foreign language through text mining and fanfiction writing
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Reategui, Eliseo Berni; Polonia, Eunice; Black, Rebecca W. (2020) [Artigo de periódico]This study investigates how digital literacy in a for-eign language (FL) may be supported by the use of a digital resource that can aid the processes of reading and writing. Thus, this research is based on studies by Feldman ... -
Expressão de afetividade por agente pedagógico em ambiente virtual de ensino e aprendizagem : uma revisão sistemática da literatura
Ludovico, Francieli Motter; Nunes, Adriana Paz; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2019) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e propõe análise dos Agentes Pedagógicos (AP) dos estudos selecionados com o objetivo de compreender se a utilização de AP, que expressam afetividade, ... -
Uma ferramenta digital de apoio à revisão por pares voltada à aprendizagem da escrita no Ensino Médio
Bigolin, Marcio; Reategui, Eliseo Berni; Santos, Míria Santanna dos; Almeida, Cleusa Albília de; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2023) [Artigo de periódico]Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira uma ferramenta de apoio à revisão por pares pode auxiliar o processo de revisão e escrita de redações por alunos do Ensino Médio – alunos do 1º e 3º anos. O ... -
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2020) [Artigo de periódico]Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser ... -
Hipertextos multimodais no aprendizado colaborativo de língua estrangeira multimodal
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Nunes, Mariana Backes (2017) [Artigo de periódico]Este trabalho investiga como podem ocorrer processos de leitura e produção escrita colaborativa de textos em língua estrangeira, em contexto acadêmico, através de tecnologias digitais. Seguindo os estudos de Lévy (2007) e ... -
Improving academic writing with a method for text revision supported by text mining
Oliveira, Simone de; Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Bigolin, Marcio; Carniato, Michel (2022) [Artigo de periódico]In spite of the undisputed importance of writing, especially in the learning context of higher education, we still find many students with difficul-ties to write, present arguments, and keep their writing coherent. Therefore, ... -
Leitura e produção de hipertextos multimodais em contexto acadêmico : o gênero apresentação gráfica acadêmica
Nunes, Mariana Backes; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2020) [Artigo de periódico]Este trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas ... -
Letramentos em ambiente digital à luz do Conectivismo : uma proposta didática
Nunes, Mariana Backes; Souza, Manuela da Silva Alencar de; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2022) [Artigo de periódico]Considerando a necessidade de criar possibilidades de se continuar as atividades pedagógicas no período pandêmico, foi instaurado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), empregando as diferentes tecnologias digitais presentes ... -
Língua de sinais e ambientes virtuais de aprendizagem : mapeamento sistemático da literatura
Machado, Aline Dubal; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2023) [Artigo de periódico]A Língua de Sinais (LS) constitui os sujeitos surdos (SS) com identidade e cultura específica. As LS fazem parte da sociedade e, além da comunidade surda, os ouvintes têm se interessado em aprendê-la. Acredita-se que as ... -
Linguagem natural e pensamento computacional : apontamentos sobre uma simbiose
Foohs, Marcelo Magalhães; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Isele, Priscila Castioni (2024) [Artigo de periódico]Neste artigo, explora-se a relação fascinante entre a linguagem natural e o pensamento computacional. Embora, à primeira vista, esses dois domínios pareçam divergentes, uma análise mais profunda revela uma interdependência ... -
Livro infantil inclusivo como instrumento de mediação para a aquisição da linguagem de crianças com deficiência
Stockmanns, Roberta; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2023) [Artigo de periódico]Tendo em vista as interfaces entre educação especial e inclusiva e a aquisição da linguagem mediada pela literatura infantil, apresentamos um livro infantil inclusivo como instrumento de mediação para a aquisiçãoe o ...