Expressão de afetividade por agente pedagógico em ambiente virtual de ensino e aprendizagem : uma revisão sistemática da literatura
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Affective expression by pedagogical agent in virtual teaching and learning environment : a systematic literature review
Assunto
Resumo
O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e propõe análise dos Agentes Pedagógicos (AP) dos estudos selecionados com o objetivo de compreender se a utilização de AP, que expressam afetividade, pode auxiliar nos processos educacionais dentro de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). A RSL foi realizada utilizando as bases do Portal de Periódicos da Capes, na International Conference on Advanced Learning Technologies e na Revista Novas Tecnologias na Edu ...
O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e propõe análise dos Agentes Pedagógicos (AP) dos estudos selecionados com o objetivo de compreender se a utilização de AP, que expressam afetividade, pode auxiliar nos processos educacionais dentro de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). A RSL foi realizada utilizando as bases do Portal de Periódicos da Capes, na International Conference on Advanced Learning Technologies e na Revista Novas Tecnologias na Educação, e com isso foram encontrados 86 estudos para a revisão, sendo 4 incluídos para a presente análise. O presente estudo evidenciou que a utilização de Agentes Pedagógicos afetivos pode contribuir e influenciar positivamente os processos educacionais que ocorrem em AVEA. Dessa forma, destaca-se a importância de propor reflexões acerca da afetividade na educação mediada por computador. ...
Abstract
This article presents a Literature Systematic Review and proposes an analysis of the Pedagogical Agents (PA) of the selected studies in order to understand if the use of PA, which express affectivity, can help in the educational processes within Teaching and Learning Virtual Environment. The RSL was carried out using the bases of the Capes Journal Portal, the International Conference on Advanced Learning Technologies and Revista Novas Tecnologias na Educação, so that 86 studies were found for t ...
This article presents a Literature Systematic Review and proposes an analysis of the Pedagogical Agents (PA) of the selected studies in order to understand if the use of PA, which express affectivity, can help in the educational processes within Teaching and Learning Virtual Environment. The RSL was carried out using the bases of the Capes Journal Portal, the International Conference on Advanced Learning Technologies and Revista Novas Tecnologias na Educação, so that 86 studies were found for the review, with 4 of them included for the present analysis. The study showed that the use of affective Pedagogical Agents can contribute and positively influence the educational processes that occur in the Teaching and Learning Virtual Environment. Thus, the importance of proposing reflection on affectivity in computer-mediated education stands out. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 17, n. 3 (dez. 2019), [9] p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39039)Linguística, Letras e Artes (2657)
Este item está licenciado na Creative Commons License