• Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental 

      Sager, Fabio; Sperb, Tania Mara; Roazzi, Antonio; Martins, Fernanda Marques (2003) [Artigo de periódico]
      O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios ...
    • O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças 

      Sager, Fabio; Sperb, Tania Mara (1998) [Artigo de periódico]
      Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), ...
    • O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança 

      Vieira, André Guirland; Sperb, Tania Mara (2007) [Artigo de periódico]
      O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar ...
    • O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural 

      De Conti, Luciane; Sperb, Tania Mara (2001) [Artigo de periódico]
      Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas ...
    • O brinquedo simbólico como uma narrativa 

      Vieira, André Guirland; Sperb, Tania Mara (1998) [Artigo de periódico]
      A fim de examinar se o brinquedo simbólico organiza-se numa forma narrativa capaz de desvelar a subjetividade da criança, no presente trabalho é estudado o brincar produzido por três crianças, respectivamente a partir de ...
    • Comparação entre maus compreendedores e bons leitores em tarefas neuropsicológicas 

      Corso, Helena Vellinho; Sperb, Tania Mara; Salles, Jerusa Fumagalli de (2013) [Artigo de periódico]
      Visando delimitar as funções neuropsicológicas comprometidas nos quadros de dificuldade específica em compreensão leitora, o desempenho de maus compreendedores (leitura de palavra preservada e compreensão leitora deficitária; ...
    • A composição de narrativas pela dupla terapeuta-paciente : uma análise da sua organização e da sua sequência de ações 

      De Conti, Luciane; Sperb, Tania Mara (2009) [Artigo de periódico]
      As narrativas são construídas para dar sentido à experiência humana e organizá-la temporalmente. É o ato de narrar que permite ao sujeito interpretar sua vida e criar uma significação pessoal para os eventos vivenciados. ...
    • Concepções de gênero nas narrativas de adolescentes 

      Bordini, Gabriela Sagebin; Sperb, Tania Mara (2012) [Artigo de periódico]
      A adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. O objetivo do presente estudo foi conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas ...
    • A construção do sujeito narrador : pensamento discursivo na etapa personalista 

      Smith, Vivian Hamann; Sperb, Tania Mara (2007) [Artigo de periódico]
      A narrativa é uma forma de pensamento discursivo que permite à criança pré-escolar construir progressivamente um sentido de si própria, enquanto se situa num mundo de relações e práticas sociais. Neste trabalho, conceitos ...
    • O contexto experimental e a teoria da mente 

      Jou, Graciela Inchausti de; Sperb, Tania Mara (2004) [Artigo de periódico]
      Para investigar a aquisição e desenvolvimento da teoria da mente de 58 pré-escolares, entre 3 e 5 anos, de classe alta de Porto Alegre, foram aplicadas 3 tarefas: crença falsa, aparência-realidade e crença, em duas ...
    • Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil 

      Smith, Vivian Hamann; Bordini, Gabriela Sagebin; Sperb, Tania Mara (2009) [Artigo de periódico]
      A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos ...
    • Contribuições da psicologia brasileira para o estudo da surdez 

      Bisol, Cláudia Alquati; Simioni, Janaína; Sperb, Tania Mara (2008) [Artigo de periódico]
      Este trabalho apresenta as contribuições da psicologia brasileira para o estudo da surdez. Realizou-se uma revisão em periódicos nacionais qualis A, B e C, sendo que um total de 34 artigos foi selecionado e analisado segundo ...
    • Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas 

      Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Tonietto, Lauren; Sperb, Tania Mara; Pimenta, Maria Alice de Mattos (2012) [Artigo de periódico]
      A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade ...
    • Crianças e a construção de limites : narrativas de mães e professoras 

      Araujo, Greicy Boness de; Sperb, Tania Mara (2009) [Artigo de periódico]
      A questão dos limites na educação infantil tem se revelado uma dificuldade tanto para pais quanto para professores. Neste estudo foram investigadas as representações sociais de mães e professoras sobre limites no desenvolvimento ...
    • As crianças e o conceito de morte 

      Nunes, Deise Cardoso; Carraro, Luciane; Jou, Graciela Inchausti de; Sperb, Tania Mara (1998) [Artigo de periódico]
      A maioria das pesquisas que estuda como as crianças elaboram o conceito de morte relacionam-no com o desenvolvimento cognitivo. No entanto, as experiências individuais da criança (Fávero e Salim, 1995) bem como a cultura, ...
    • O desenvolvimento da habilidade da criança para narrar experiências pessoais : uma revisão da literatura 

      Macedo, Lídia Suzana Rocha de; Sperb, Tania Mara (2007) [Artigo de periódico]
      A participação dos pais no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comunicacionais dos filhos vem sendo analisada, nos últimos quinze anos, especialmente a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Pesquisas ...
    • A dimensão metarrepresentativa da brincadeira de faz-de-conta 

      Sperb, Tania Mara; De Conti, Luciane (1998) [Artigo de periódico]
      A habilidade para metarepresentar de 14 tríades de crianças com média de idade de 5 anos e 2 meses foi investigada nas formas como as crianças iniciam o faz-de-conta e em como as relacionam com os termos mentais que empregam. ...
    • Discursos sobre a surdez : deficiência, diferença, singularidade e construção de sentido 

      Bisol, Cláudia Alquati; Sperb, Tania Mara (2010) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste artigo é discutir diferentes abordagens teóricas que têm orientado o estudo da surdez. Publicações dos campos da psicologia, psiquiatria, psicanálise, estudos surdos e teorias da narrativa são utilizadas ...
    • Emotion Regulation Checklist (ERC) : estudos preliminares da adaptação e validação para a cultura brasileira 

      Reis, Aline Henriques; Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de; Bandeira, Denise Ruschel; Andrade, Nara Côrtes; Abreu, Neander; Sperb, Tania Mara (2016) [Artigo de periódico]
      O Emotion Regulation Checklist (ERC) é um instrumento de heterorrelato que se propõe avaliar o nível de regulação emocional de crianças por meio de duas subescalas, a saber, Regulação Emocional (RE) e Labilidade/Negatividade ...
    • A escola de educação infantil na perspectiva das crianças 

      Marques, Fernanda Martins; Sperb, Tania Mara (2013) [Artigo de periódico]
      Fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por cinco díades ...