• 11 de setembro, arte de vanguarda? 

      Schechner, Richard; Pereira, Marcelo de Andrade; Heuser, Martin Dahlstrom; Icle, Gilberto (2011) [Artigo de periódico]
      Pode o ataque de 11 de Setembro ser considerado um evento artístico de vanguarda? O presente artigo propõe discutir, do ponto de vista da intencionalidade do ato e de sua recepção, o caráter performativo do fato histórico. ...
    • Antropologia teatral e pedagogia: problematizações para o ensino de teatro 

      Icle, Gilberto (2008) [Artigo de periódico]
    • A apropriação da herança cultural 

      Singly, François de; Soares, Janaína Pinto; Reuillard, Patrícia Chittoni Ramos; Icle, Gilberto (2009) [Artigo de periódico]
      François de Singly aborda os mecanismos pelos quais ocorre a apropriação da herança cultural, e, para isso, aproxima- se dos indivíduos, a fim de introduzir a noção de mobilização. Para o autor, o herdeiro tem de preencher ...
    • Atenção performativa como estratégia pedagógica no ensino de teatro 

      Pires, Igor Passos; Icle, Gilberto (2023) [Artigo de periódico]
      O artigo trata da atenção performativa como recurso,por intermédio do qualprofessores e professoras de teatro da Educação Básica solucionam as dificuldades do cotidiano escolar. Apresenta-se a pesquisa realizada com ...
    • Comicidade crítica e riso autodepreciativo : um estudo com mulheres palhaças 

      Fuchs, Ana Carolina Müller; Icle, Gilberto (2020) [Artigo de periódico]
      O presente artigo propõe uma reflexão sobre as questões de gênero que envolvem as práticas da palhaçaria feminina, a partir do convívio e de entrevistas com um grupo de mulheres palhaças no Brasil. Trabalha-se a ideia de ...
    • Comment l’expérience individuelle rejoint l’expérience collective : une étude en milieu scolaire à partir du travail de François Delsarte 

      Waille, Franck; Icle, Gilberto (2018) [Artigo de periódico]
      Ce texte cherche à montrer – à partir d’une étude pratique réalisée dans un établissement scolaire au Brésil – comment l’expérience individuelle de la proprioception peut être envisagée comme une expérience collective. À ...
    • Currículo-documento, currículos-performance 

      Paz, Luciana Athayde; Icle, Gilberto (2020) [Artigo de periódico]
      Neste texto busca-se mostrar o enlace entre currículos e performance. Tal intento se opõe à noção de currículo como documento. Circunscreve-se as noções de ficção e de corpo no campo da performance, bem como nas produções ...
    • Da antropologia teatral à etnocenologia: pré-expressividade e comportamento espetacular 

      Icle, Gilberto (2009) [Artigo de periódico]
      Os conceitos de pré expressividade da Antropologia Teatral e de comportamentos espetaculares da Etnocenologia são descritos e analisados, por intermédio da discussão de seus contextos de origem e de alguns problemas de ...
    • Dance and somatic education in primary school : a study on discipline with teachers in southern Brazil 

      Falkembach, Maria Fonseca; Icle, Gilberto (2020) [Artigo de periódico]
    • Didática da performatividade espetacular 

      Dubois, Jerôme; Icle, Gilberto (2010) [Artigo de periódico]
      Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares - artísticas ou não. Após uma definição ...
    • O dizer verdadeiro como prática discursiva na pedagogia do ator 

      Icle, Gilberto (2014) [Artigo de periódico]
      Este texto fricciona a noção de parrhesia e a Pedagogia do Ator. Apresenta-se o contexto discursivo, no qual as operações teóricas são empreendidas, e problematiza-se o conceito de parrhesia, dizer-verdadeiro, segundo a ...
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2013) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2013) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2012) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2012) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú; Moschen, Simone Zanon (2011) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Icle, Gilberto; Alcântara, Celina Nunes de; Pereira, Marcelo de Andrade; Müller, Márcio (2011) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Editorial 

      Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de apresentação/encerramento]