Mostrando ítems 1-12 de 12

    • Autoria e competência digital de idosos : uma revisão sistemática da literatura acerca dos conceitos 

      Slodkowski, Bruna Kin; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2021) [Artículo de periódico]
      O artigo tem por objetivo analisar a autoria e competências digitais de idosos no contexto da educação. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente e, em paralelo, ...
    • Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais 

      Minuzi, Nathalie Assunção; Sonego, Anna Helena Silveira; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Behar, Patrícia Alejandra; Machado, Letícia Sophia Rocha; Longhi, Magalí Teresinha (2023) [Artículo de periódico]
      O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas ...
    • Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Mapelli, Nina; Silva, Débora Luiza da; Machado, Letícia Sophia Rocha; Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artículo de periódico]
      O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as ...
    • Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital 

      Grande, Tássia Priscila Fagundes; Machado, Letícia Sophia Rocha; Slodkowski, Bruna Kin; Sigal, Carla Bueno; Sampaio, Deyse Cristina Frizzo; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Mendes, Jozelina Silva da Silva; Behar, Patrícia Alejandra (2022) [Artículo de periódico]
      Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que podeauxiliar os idososa se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, ...
    • Digital fluency and the construction of pedagogical strategies for distance learning 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Poegere, Ester Morsoletto; Sigal, Carla Bueno; Machado, Letícia Sophia Rocha; Silva, Kétia Kellen Araújo da; Behar, Patrícia Alejandra (2020) [Artículo de periódico]
      The objective of the study is to identify Pedagogical Strategies (PS) that can contribute to the construction of Digital Fluency in the Distance Learning (DL) context. Technological changes in society include their own set ...
    • Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas 

      Miranda, Kennya Ferreira Silva; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artículo de periódico]
      As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações ...
    • Learning analyticsin a virtual learning environment : the challenge of mapping socio-affective scenarios 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Silva, Kétia Kellen Araújo da; Behar, Patrícia Alejandra (2020) [Artículo de periódico]
      Virtual courses are increasingly being offered in Brazil, making it imperative to develop technological resources and research to help in the teaching and learning processes in this modality. One approach is to analyze ...
    • Pedagogical strategies based on socio-affective scenarios : an outlook based on personalized teaching in a virtual learning environment 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Slodkowski, Bruna Kin; Machado, Letícia Sophia Rocha; Miranda, Kennya Ferreira Silva; Grande, Tássia Priscila Fagundes; Behar, Patrícia Alejandra (2022) [Artículo de periódico]
      The objective of this article is to present the creation process of Pedagogical Strategies (PS) based on Socio-affective Scenarios mapped in a Virtual Learning Environment (VLE). Every year, enterprises are looking for new ...
    • Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura 

      Slodkowski, Bruna Kin; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2022) [Artículo de periódico]
      O artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a inclusão dos idosos na produção de conteúdos audiovisuais (vídeos e/ou filmes) no contexto educacional. O número de idosos cresce anualmente e, em paralelo, ...
    • Refinamento dos fatores motivacionais e estados de ânimo a partir do uso de mineração de dados educacionais 

      Barvinski, Carla Adriana; Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Longhi, Magalí Teresinha; Behar, Patrícia Alejandra; Cazella, Silvio Cesar (2019) [Artículo de periódico]
      O presente artigo apresenta uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais com o objetivo de identificar padrões de comportamento relacionados aos fatores motivacionais e aos estados de ânimo nas interações de alunos, ...
    • Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura 

      Cezar, Vinicius Lunkes; Araujo, Roberto da Silva; Lanes, Mariele; Guizzo, Michele Alda Rosso; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Behar, Patrícia Alejandra; Wives, Leandro Krug (2020) [Artículo de periódico]
      Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica ...
    • Undefined socio-affective scenarios in a virtual learning environment a view from learning analytics 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Barvinski, Carla Adriana; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artículo de periódico]
      There is a growing number of virtual courses being offered by Brazilian educational institutions, requiring the development of technological resources and research to assist in the teaching and learning processes in Distance ...