Navegação Ciências Exatas e da Terra por Assunto "Physics education"
Resultados 1-20 de 24
-
Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning) : um método ativo para o Ensino de Física
(2016) [Artigo de periódico]O método tradicional de ensino, caracterizado basicamente por aulas expositivas centradas no professor e pela resolução de longas listas de exercícios como atividade de fixação dos conteúdos, é ainda presente em grande ... -
Aprendizagem baseada em projetos no ensino de Física : uma revisão da literatura
(2017) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do Ensino de Física. O objetivo é apresentar uma breve revisão histórica da ABP e traçar um panorama das publicações ... -
Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
(2020) [Artigo de periódico]A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo ... -
Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
(2022) [Artigo de periódico]Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos ... -
El uso de imágenes en textos de física para la enseñanza secundaria y universitaria
(2002) [Artigo de periódico]This paper analyzes how images are used in (N=41) Physics textbooks of three different educational levels. It is discussed to what extent the use of external images could contribute to the comprehension of the physical ... -
Um estudo de caso para dar sentido à tese de que a modelagem científica pode ser vista como um campo conceitual
(2014) [Artigo de periódico]Em recente trabalho foi defendida a tese de que a modelagem científica pode ser vista como um campo conceitual subjacente ao domínio de campos conceituais específicos da Física. O presente artigo apresenta os resultados ... -
A física dos quarks e a epistemologia
(2007) [Artigo de periódico]O objetivo deste trabalho é o de apresentar, conceitualmente, a física dos quarks como um assunto acessível e motivador que ilustra, de maneira inequívoca, a relação teoria e experimentação em física. Conta-se a história ... -
Fontes de autoeficácia e atividades experimentais de física : um estudo exploratório
(2019) [Artigo de periódico]Parte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino. Além da aprendizagem dos conteúdos, tais métodos buscam desenvolver habilidades associadas ao trabalho ... -
Formação para a apropriação e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação ao ensino de física
(2021) [Artigo de periódico]Este trabalho investiga as atividades desenvolvidas na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física de um programa de pós-Graduação de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Para contribuir ... -
Implementação do método de ensino peer instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de física do ensino médio
(2012) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” ... -
A influência de métodos ativos de ensino na autoeficácia discente sobre aprender Física e trabalhar colaborativamente : um estudo de caso explanatório com o método Team-Based Learning
(2020) [Artigo de periódico]Autoeficácia, definida como a crença dos indivíduos acerca da própria capacidade de realizar uma atividade específica, influencia na motivação, desempenho e persistência discente nas tarefas de aprendizagem. Por isso, em ... -
Inovação didática no Ensino de Física em Nível Superior : o caso da disciplina Applied Physics 50 da Universidade de Harvard
(2021) [Artigo de periódico]No contexto das disciplinas introdutórias de Física em nível superior, o modelo de transmissão de informação em aulas expositivas continua predominante, apesar de seus resultados inferiores, em comparação a metodologias ... -
Inovação didática no Ensino de Física : um estudo sobre a adoção do método Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino no Brasil
(2021) [Artigo de periódico]Entre outros fatores, a melhoria da qualidade da educação escolar demanda investimentos na formação didático-pedagógica dos docentes. Essa não deve ficar restrita à formação inicial, mas também incluir à continuada, os ... -
Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
(2013) [Artigo de periódico]Melhorar a formação profissional e acadêmica dos indivíduos nos mais diversos níveis passa por repensar o papel das estratégias formais de ensino. Em termos educacionais, pesquisa após pesquisa tem mostrado os problemas ... -
Integração curricular por áreas com extinção das disciplinas no ensino médio : uma preocupante realidade não respaldada pela pesquisa em ensino de física
(2014) [Artigo de periódico]O Ministério da Educação (MEC) tem anunciado uma integração curricular por áreas do conhecimento no Ensino Médio brasileiro sob os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessa mudança, as disciplinas de física, ... -
Just-in-time teaching para o ensino de Física e Ciências : uma revisão sistemática da literatura
(2022) [Artigo de periódico]Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 ... -
Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
(2012) [Artigo de periódico]No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no ... -
Pressão e volume em balões de festa : podemos confiar em nossa intuição?
(2004) [Artigo de periódico]Dois balões, ambos com o mesmo tamanho original e desigualmente inflados, são conectados às extremidades de uma mangueira, na qual uma obstrução impede a passagem de ar. Demonstra-se que, quando a obstrução é removida, o ... -
Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
(2021) [Artigo de periódico]Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando ... -
Recursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos
(2019) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi ...