Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Centro de Tecnología Académica de UFRGS como comunidad de práctica y posibilidad de creación de espacios no formales de aprendizaje : un estudio etnográfico
Academic Technology Center of UFRGS as a community of practice and possibility of creation of non-formal learning spaces : an ethnographic study
Assunto
Resumo
A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo pode revelar possibilidades de ações futuras. No presente trabalho apresentamos os resultados de um estudo etnográfico no Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS. Entendemos que seu modelo de gestão de conhecimento pode servir para o cultivo de ambientes não formais de apre ...
A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo pode revelar possibilidades de ações futuras. No presente trabalho apresentamos os resultados de um estudo etnográfico no Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS. Entendemos que seu modelo de gestão de conhecimento pode servir para o cultivo de ambientes não formais de aprendizagem. Como resultado, pudemos tipificar o CTA como uma Comunidade de Prática, identificando seus elementos estruturais. Tal caracterização pode inspirar a criação de centros similares em outras instituições de ensino, auxiliando, assim, profissionais interessados em ampliar as oportunidades formativas de seus estudantes. ...
Resumen
Proporcionar auténticas experiencias de aprendizaje en la capacitación de los estudiantes es un desafío para muchas instituciones educativas. La búsqueda de iniciativas en curso que puedan contribuir a lograr este objetivo puede exponer posibilidades para acciones futuras. En este trabajo presentamos los resultados de un estudio etnográfico en el Centro de Tecnología Académica de UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Suponemos que su modelo de gestión del conocimiento se puede util ...
Proporcionar auténticas experiencias de aprendizaje en la capacitación de los estudiantes es un desafío para muchas instituciones educativas. La búsqueda de iniciativas en curso que puedan contribuir a lograr este objetivo puede exponer posibilidades para acciones futuras. En este trabajo presentamos los resultados de un estudio etnográfico en el Centro de Tecnología Académica de UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Suponemos que su modelo de gestión del conocimiento se puede utilizar para fomentar espacios no formales de aprendizaje. Como resultado, pudimos caracterizar el CTA como una comunidad de práctica, identificando sus elementos estructurales. Esta caracterización puede inspirar la creación de centros similares en otras instituciones de enseñanza, lo que ayudaría a los profesionales interesados en ampliar las oportunidades de capacitación para sus estudiantes. ...
Abstract
Provide authentic learning experiences in the training of students is a challenge for many educational institutions. The search for ongoing initiatives that can contribute to achieving this objective may expose possibilities for future actions. In this work we present the results of an ethnographic study in a Center of Academic Technology of a Brazilian public university. We assume that its knowledge management model can be used to foster non-formal learning spaces. As a result, we were able to ...
Provide authentic learning experiences in the training of students is a challenge for many educational institutions. The search for ongoing initiatives that can contribute to achieving this objective may expose possibilities for future actions. In this work we present the results of an ethnographic study in a Center of Academic Technology of a Brazilian public university. We assume that its knowledge management model can be used to foster non-formal learning spaces. As a result, we were able to typify it as a community of practice, identifying its structural elements. This characterization can inspire the creation of similar centers in other teaching institutions, assisting professionals interested in expanding the training opportunities for their students. ...
Contido em
Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte. Vol. 22, (2020), e12139, 28 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39096)Ciências Exatas e da Terra (5948)
Este item está licenciado na Creative Commons License