Mostrando ítems 1-20 de 21

    • Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais 

      Severo, Carolina Lopes; Cogo, Ana Luisa Petersen (2006) [Artículo de periódico]
      Este estudo objetiva caracterizar o conhecimento e a utilização de recursos computacionais por parte de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. A investigação, de caráter quantitativo, foi constituída por 123 ...
    • Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no YouTube 

      Pereira, Karema da Conceição; Cogo, Ana Luisa Petersen; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da (2016) [Artículo de periódico]
      Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conteúdo de vídeos de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha compartilhados no site YouTube. Métodos: estudo quantitativo, exploratório-descritivo ...
    • Aprendizagem de sinais vitais utilizando objetos educacionais digitais : opinião de estudantes de enfermagem 

      Cogo, Ana Luisa Petersen; Silveira, Denise Tolfo; Pedro, Eva Néri Rubim; Tanaka, Raquel Yurika; Catalan, Vanessa Menezes (2010) [Artículo de periódico]
      Estudo com o objetivo de conhecer as opiniões de estudantes de enfermagem quanto à prática pedagógica sobre sinais vitais fundamentada na aprendizagem baseada em problemas, apresentada na forma de objetos educacionais ...
    • Avaliação de disciplina na modalidade a distância por estudantes de graduação em enfermagem 

      Cogo, Ana Luisa Petersen; Czerwinski, Gabriela Petró Valli; Bonmann, Débora Marie da Silva; Durlo, Jamile Araujo; Pereira, Karema da Conceição (2015) [Artículo de periódico]
      O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento da disciplina ‘Enfermagem e Pesquisa’ na modalidade a distância em Curso de Graduação em Enfermagem, caracterizando as similaridades e as diferenças em relação ao ensino ...
    • Avaliação de enfermagem : elaboração e desenvolvimento de um curso massivo, aberto e online 

      Parulla, Cibele Duarte; Galdino, Daniel Magno; Dal Pai, Daiane; Azzolin, Karina de Oliveira; Cogo, Ana Luisa Petersen (2020) [Artículo de periódico]
      Objetivo: Descrever as etapas de elaboração e desenvolvimento de um curso massivo, aberto e online sobre "Avaliação de Enfermagem". Método: Relato de experiência da construção de um curso gratuito, desenvolvido entre os ...
    • Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software 

      Cogo, Ana Luisa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Specht, Andréia Martins (2009) [Artículo de periódico]
      Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se ...
    • Blogs escolares sobre sexualidade : estudo exploratório documental 

      Valli, Gabriela Petró; Cogo, Ana Luisa Petersen (2013) [Artículo de periódico]
      O objetivo foi analisar a estrutura e a utilização do blog escolar por adolescentes, ao abordarem a temática da sexualidade. Trata-se de pesquisa quantitativa exploratória documental, realizada com 11 blogs criados por ...
    • Casos de papel e role play : estratégias de aprendizagem em enfermagem 

      Cogo, Ana Luisa Petersen; Dal Pai, Daiane; Aliti, Graziella Badin; Hoefel, Heloisa Helena Karnas; Azzolin, Karina de Oliveira; Busin, Lurdes; Unicovsky, Margarita Ana Rubin; Kruse, Maria Henriqueta Luce (2016) [Artículo de periódico]
      Objetivo: relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. ...
    • Challenges and opportunities in graduate nursing education by distributed learning in Canada and Brazil 

      Molzahn, Anita; MacDonald, Marjorie; Banister, Elizabeth; Sheilds, Laurene; Starzomski, Rosalie; Brown, Marilyn; Gamroth, Lucia; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi; Silveira, Denise Tolfo (2009) [Artículo de periódico]
      Neste trabalho, os autores partilham suas experiências na pós-graduação em Enfermagem no Canadá e Brasil oferecidas por meio de aprendizagem distribuída (AD). Embora a AD seja freqüentemente objeto de críticas, a experiência ...
    • Chat educacional em enfermagem : possibilidades de interação no meio virtual 

      Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Pedro, Eva Néri Rubim; Cogo, Ana Luisa Petersen (2011) [Artículo de periódico]
      Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os ...
    • Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem : revisão integrativa 

      Silveira, Mauricio de Souza; Cogo, Ana Luisa Petersen (2017) [Artículo de periódico]
      Objetivo: Analisar as contribuições da utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, com busca em cinco bases de dados no período de 2006 ...
    • Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Enfermagem 

      Cogo, Ana Luisa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silveira, Denise Tolfo; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Alves, Rosa Helena Kreutz; Catalan, Vanessa Menezes (2007) [Artículo de periódico]
      Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para ...
    • Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students 

      Silveira, Denise Tolfo; Catalan, Vanessa Menezes; Neutzling, Agnes Ludwig; Martinato, Luísa Helena Machado (2010) [Artículo de periódico]
      Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos ...
    • Grupos de discussão virtual : uma proposta para o ensino em enfermagem 

      Dal Pai, Daiane; Lautert, Liana (2007) [Artículo de periódico]
      Este trabalho descreve uma experiência docente que teve como objetivo proporcionar interatividade à técnica do diário de campo, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta educacional teve como origem o ...
    • Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem : fortalecendo a aprendizagem 

      Vaccari, Alessandra; Farias, Gabriela Figueiredo; Porto, Débora Schimitt (2020) [Artículo de periódico]
      Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem. Método: Relato de experiência sobre a implementação ...
    • Objeto educacional digital : avaliação da ferramenta para prática de ensino em enfermagem 

      Tanaka, Raquel Yurika; Catalan, Vanessa Menezes; Zemiacki, Juscelino; Pedro, Eva Néri Rubim; Cogo, Ana Luisa Petersen; Silveira, Denise Tolfo (2010) [Artículo de periódico]
      Objetivo: Descrever as opiniões de estudantes quanto ao uso da tecnologia, as práticas educacionais vivenciadas, o suporte ao educando e os resultados atingidos na aprendizagem por meio de ambiente virtual. Métodos: Trata-se ...
    • Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação 

      Cogo, Ana Luisa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Schatkoski, Aline Modelski; Catalan, Vanessa Menezes; Alves, Rosa Helena Kreutz (2009) [Artículo de periódico]
      Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo ...
    • Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar 

      Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante; Cogo, Ana Luisa Petersen (2014) [Artículo de periódico]
      O estudo teve como objetivo identificar como estudantes de enfermagem perceberam e vivenciaram o processo de aprendizagem durante práticas curriculares realizadas em ambiente hospitalar. Tratou-se de pesquisa documental ...
    • Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online 

      Bonmann, Débora Marie da Silva; Cogo, Ana Luisa Petersen (2013) [Artículo de periódico]
      Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de ...
    • Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes 

      Cogo, Ana Luisa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Valli, Gabriela Petró; Specht, Andréia Martins (2011) [Artículo de periódico]
      Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado ...