• Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis 

      Lucchesi, Ivana Lima; Silva, Anita Raquel da; Abreu, Cristiane de Souza; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2018) [Artigo de periódico]
      Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia ...
    • FastAIML : uma ferramenta para apoiar a geração de base deconhecimento para chatbots educacionais 

      Krassmann, Aliane Loureiro; Herpich, Fabrício; Silva, Alvaro Souza Pereira da; Silva, Anita Raquel da; Abreu, Cristiane de Souza; Schmitt, Marcelo Augusto Rauh; Bercht, Magda; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma ferramenta de autoria web que auxilia na composição da base de conhecimento de chatbots educacionais. Desenvolvida em PHP, permite que sejam gerados arquivos na linguagemde marcação AIML, contendo ...
    • Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental 

      Herpich, Fabrício; Nunes, Felipe Becker; Voss, Gleizer Bierhalz; Sindeaux, Paulo; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Lima, Jose Valdeni de (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa ...
    • Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional 

      Silveira, Clóvis da; Silva, Anita Raquel da; Herpich, Fabrício; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2019) [Artigo de periódico]
      A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de ...