• Avaliação institucional na ESEF : o desafio de uma construção coletiva 

      Marques, Cíntia Bueno; Palma, Miriam Stock; Fonseca, Cintia Cibele Ramos; Brauner, Mario Roberto Generosi (2010) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a caminhada que o Núcleo de Avaliação da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/UFRGS) vem trilhando na área da ...
    • Campi Universitários e repercussões morfológicas em cidades de pequeno porte 

      Lermen, Bruna Cristina; Zampieri, Fabio Lúcio Lopes; Maraschin, Clarice (2023) [Artigo de periódico]
      A descentralização de instituições de ensino superior e suas implantações em cidades de pequeno porte tendem a ocasionar impactos de diversas ordens. Campi universitários atuam como polos geradores de tráfego, modificando ...
    • Das manhãs e do amanhã : seis pedagogias para a universidade 

      Arenhaldt, Rafael (2020) [Artigo de periódico]
      Neste exercício reflexivo, de caráter ensaístico, apresento inquietações sobre a Universidade. Como mobilizador do pensar, pergunto: qual é a Universidade que se anuncia e se avizinha em tempos vindouros? O que está a ...
    • ESEF 70 anos : o processo de federalização sob o olhar discente 

      Goellner, Silvana Vilodre; Coelho, Johanna Ermacovitch; Silva, André Luiz dos Santos; Soares, Luciane Silveira; Carvalho, Marco Antonio Ávila de (2010) [Artigo de periódico]
      Este artigo analisa o processo de federalização da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob o olhar dos discentes que se graduaram em 1970 na primeira turma formada sob o regime federal ...
    • Estudantes e avaliação da Universidade : um estudo conjunto Brasil-Portugal 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro; Santiago, Rui Armando Gomes; Leite, Maria Cecília Lorea; Genro, Maria Elly Herz; Braga, Ana Maria e Souza; Polidori, Marlis Morosini; Broilo, Cecilia Luiza (2007) [Artigo de periódico]
      Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas ...
    • Experiências extracurriculares e disponibilidade para a educação interprofissional em saúde na graduação 

      Cavinatto, Thainá Josiane; Mininel, Vivian Aline; Peduzzi, Marina; Leite, Daniella Rosaly; Meireles, Everson; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da (2022) [Artigo de periódico]
      A educação interprofissional em saúde (EIP) é um modelo de formação, cuja finalidade é preparar estudantes e profissionais da saúde para que desenvolvam habilidades para o trabalho colaborativo em equipe. Este estudo teve ...
    • Methodology in psychoanalytic research: from transference flows to lineages of affiliation 

      Kessler, Carlos Henrique; Lopes, Fernando Franco (2023) [Artigo de periódico]
      The presence of psychoanalytic theory in Brazilian Universities is no surprise; however, the creation of Graduate Programs in psychoanalysis has highlighted the issue of research. This paper comes to join the debate on the ...
    • Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários 

      Oliveira, Clarissa Tochetto de; Carlotto, Rodrigo Carvalho; Teixeira, Marco Antonio Pereira; Dias, Ana Cristina Garcia (2016) [Artigo de periódico]
      Buscou-se descrever a experiência de oficinas de gestão do tempo realizadas junto a acadêmicos de uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul. Foram realizados oito encontros com o objetivo de avaliar e ...
    • Pega Leve - saúde mental do estudante universitário : um relato de experiência 

      Arenas, Daniel Luccas; Andrade, Anna Carolina Viduani Martinez de; Zortéa, Franco; Bassols, Ana Margareth Siqueira (2019) [Artigo de periódico]
      A saúde mental no ambiente universitário envolve diversos fatores pessoais, institucionais e ambientais em uma etapa de transição do ciclo vital dos estudantes, o que pode torná-los mais vulneráveis ao início, agravamento ...
    • Violência e desenvolvimento sustentável : o papel da universidade 

      Zottis, Graziela Aline Hartmann; Cunha, Lucas de Lima e; Krebs, Lisandra Fachinello; Algeri, Simone; Flores, Renato Zamora (2008) [Artigo de periódico]
      Este é um trabalho de natureza ensaística, resultado de reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e a sua conexão com as ações de extensão universitárias e a violência. Discute as quatro dimensões básicas do desenvolvimento ...