Engajamento no Twitter do Masterchef Brasil: análise dos tweets dos usuários a partir da #MasterchefBR
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Data
2018Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho teve como objetivo central analisar os tweets publicados pelos usuários da rede social Twitter com a #MasterChefBR durante o período de veiculação do programa, com intuito de identificar o engajamento gerado através desta hashtag. Como objetivos específicos da pesquisa foi identificado o tipo de interação desenvolvido através do uso da hashtag no Twitter e verificado a relevância do capital social por meio da #MasterChefBR. Os seguintes procedimentos metodológicos foram adotados: ...
Este trabalho teve como objetivo central analisar os tweets publicados pelos usuários da rede social Twitter com a #MasterChefBR durante o período de veiculação do programa, com intuito de identificar o engajamento gerado através desta hashtag. Como objetivos específicos da pesquisa foi identificado o tipo de interação desenvolvido através do uso da hashtag no Twitter e verificado a relevância do capital social por meio da #MasterChefBR. Os seguintes procedimentos metodológicos foram adotados: pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e análise de conteúdo dos tweets com a #MasterChefBR. O referencial teórico adotado no trabalho, abrange temas como: convergência, redes sociais, engajamento, Twitter, segunda tela, Social TV, reality show e o programa MasterChef. Além disso, houve a coleta dos tweets referentes ao dia 13 de dezembro de 2016 durante o período de veiculação do programa, das 22h30 às 00h30 com a #MasterChefBR. A partir da análise de conteúdo dos 300 tweets selecionados, foi possível identificar oito categorias com os respectivos temas: sentimentos dos usuários, torcida para os finalistas, etapas da competição, empoderamento feminino, audiência no Twitter, machismo, culinária e comida, e, beleza. Concluiu-se, que o programa MasterChef Brasil estimula os usuários a utilizarem o Twitter postando com a #MasterChefBR, com objetivo de manter e expandir sua audiência nesta rede social, e, assim, continuar gerando engajamento. ...
Abstract
This study aimed to analyze the tweets published by users of the social network Twitter with #MasterChefBR during the period of the program, in order to identify the engagement generated through this hashtag. As specific objectives of the research was identified the type of interaction developed through the use of hashtag on Twitter and verified the relevance of social capital through #MasterChefBR. The following methodological procedures were adopted: qualitative, exploratory, bibliographical, ...
This study aimed to analyze the tweets published by users of the social network Twitter with #MasterChefBR during the period of the program, in order to identify the engagement generated through this hashtag. As specific objectives of the research was identified the type of interaction developed through the use of hashtag on Twitter and verified the relevance of social capital through #MasterChefBR. The following methodological procedures were adopted: qualitative, exploratory, bibliographical, documentary and content analysis of tweets with #MasterChefBR. The theoretical framework adopted in this project covers topics such as convergence, social networks, engagement, Twitter, second screen, Social TV, reality show and the MasterChef program. In addition, the tweets for December 13, 2016 were collected during the program's placement period, from 10:30 a.m. to 6:30 p.m. with #MasterChefBR. From the content analysis of the 300 tweets selected, it was possible to identify eight categories with the respective themes: users' feelings, cheering for the finalists, competition stages, female empowerment, Twitter audience, chauvinism, cooking and food, and beauty. It was concluded that the MasterChef Brasil program encourages users to use Twitter by posting with #MasterChefBR, in order to maintain and expand their audience in this social network, and thus continue to generate engagement. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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