Textos de divulgação para leigos na área de saúde mental : uma análise da construção do referente esquizofrenia
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir de um enfoque textual-discursivo, este trabalho se trata de uma análise qualitativa que busca descrever como o referente “esquizofrenia” é construído, através do uso de expressões anafóricas, em textos de divulgação científica para leigos na área de saúde mental. Investigou-se como a referenciação de “esquizofrenia” é construída nos textos de divulgação científica, levando-se em conta a pertinência que esse termo tem tanto para a comunidade em geral quanto para familiares e pacientes q ...
A partir de um enfoque textual-discursivo, este trabalho se trata de uma análise qualitativa que busca descrever como o referente “esquizofrenia” é construído, através do uso de expressões anafóricas, em textos de divulgação científica para leigos na área de saúde mental. Investigou-se como a referenciação de “esquizofrenia” é construída nos textos de divulgação científica, levando-se em conta a pertinência que esse termo tem tanto para a comunidade em geral quanto para familiares e pacientes que buscam informações sobre o transtorno, com a finalidade de entender os sintomas e as formas de lidar com a doença. Para realização da análise, foram considerados os tipos de conhecimento acionados na construção do sentido, propostos por Koch (1997) e as sequências textuais que compõem um texto, propostas por Adam (1992; 2011). Os passos metodológicos utilizados no trabalho incluem a seleção de 10 textos que compõem o corpus de estudo, a partir da pesquisa pela palavra “esquizofrenia” no buscador Google. Em seguida, o próximo passo foi analisar a maneira como é realizada a progressão textual do objeto “esquizofrenia” sob o viés da referenciação, proposta por Cavalcante (2012). As conclusões obtidas apontam para o fato de que não é possível confirmar a predominância de somente uma expressão para se referir à doença, mas que as redes anafóricas, através de diversas expressões recategorizadoras, conforme Ciulla (2014), revelam que existem diversas maneiras de construir a referenciação de “esquizofrenia”, de acordo com os conhecimentos de cada autor. ...
Abstract
From a textual-discursive approach, this monograph proposes to develop a qualitative analysis that seeks to describe how the referent “schizophrenia” is constructed, using anaphoric expressions, in scientific divulgation texts for lay people in mental health area. It was investigated how the reference of “schizophrenia” was built, considering the pertinence that this term has both for the community in general and for family members and patients seeking information about the disorder, in order t ...
From a textual-discursive approach, this monograph proposes to develop a qualitative analysis that seeks to describe how the referent “schizophrenia” is constructed, using anaphoric expressions, in scientific divulgation texts for lay people in mental health area. It was investigated how the reference of “schizophrenia” was built, considering the pertinence that this term has both for the community in general and for family members and patients seeking information about the disorder, in order to understand the symptoms and manners of dealing with the disease. For the purpose of this work, it was considered the types of knowledge used in the construction of meaning, proposed by Koch (1997), and the textual sequences that composes a text, presented by Adam (1992; 2011). The methodological steps taken in this work include the compilation of 10 texts that compose the corpus of this study, selected from the search of the word “schizophrenia” in the Google search engine. Afterwards, the next step was the analysis of the textual progression of the object “schizophrenia”, under the referencing bias, proposed by Cavalcante (2012). The conclusions obtained point out that it is not possible to confirm the predominance of only one expression to refer to the disease, but that the anaphoric networks, through several recategorizing expressions, according to Ciulla (2014), reveal that there are plenty ways of building the reference “schizophrenia”. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Bacharelado.
Coleções
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TCC Letras (1237)
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