A arte de escrever : proposta de ensino de narração para os anos finais do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho propõe uma unidade didática de ensino de texto para os anos finais do Ensino Fundamental. A unidade didática visa, como produção final, à escrita de um texto narrativo: uma apresentação pessoal. O processo de escrita é norteado pelas qualidades discursivas de Paulo Coimbra Guedes (2009). O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica acerca do ensino da escrita, em especial da narração, com estudantes da Educação Básica, mas sem deixar de apresentar caminhos para a prática ...
Este trabalho propõe uma unidade didática de ensino de texto para os anos finais do Ensino Fundamental. A unidade didática visa, como produção final, à escrita de um texto narrativo: uma apresentação pessoal. O processo de escrita é norteado pelas qualidades discursivas de Paulo Coimbra Guedes (2009). O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica acerca do ensino da escrita, em especial da narração, com estudantes da Educação Básica, mas sem deixar de apresentar caminhos para a prática de sala de aula. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes. A primeira faz uma discussão a respeito do papel da narração e de que narrador se espera que o aluno dos anos finais do Ensino Fundamental seja em seu texto, discussão subsidiada especialmente por Walter Benjamin. A segunda relaciona a perspectiva de língua intersubjetiva de Émile Benveniste – que guia meu olhar sobre escrita – à narração e ao método de ensino de escrita utilizado: as qualidades discursivas de Guedes. Por fim, a terceira parte costura a narração, a escrita e o método com a prática de sala de aula. Com base nos moldes das unidades didáticas dos Referenciais Curriculares Estado do Rio Grande do Sul, a unidade didática apresentada neste trabalho se divide em etapas. Cada etapa traz exemplos de atividades que podem ser feitas para trabalhar com a compreensão de uma ou duas das qualidades discursivas, tendo em vista o aprimoramento da produção textual. Assim, faz-se um percurso de conscientização sobre o ato de escrever, bem como sobre o aperfeiçoamento do texto. ...
Abstract
This work proposes a didactic sequence to be applied to the final grades of elementary school. The didactic sequence aims, as a final product, at writing a narrative text: a personal presentation. The writing process is guided by the discursive qualities of Paulo Coimbra Guedes (2009). The goal of this work is to carry out a theoretical discussion on teaching the written language, more specifically the narratives, to basic education students. However, it also aims at presenting practical ways t ...
This work proposes a didactic sequence to be applied to the final grades of elementary school. The didactic sequence aims, as a final product, at writing a narrative text: a personal presentation. The writing process is guided by the discursive qualities of Paulo Coimbra Guedes (2009). The goal of this work is to carry out a theoretical discussion on teaching the written language, more specifically the narratives, to basic education students. However, it also aims at presenting practical ways to be used in classroom. In order to do that, this work is divided in three chapters. The first one discusses the role of narrative and which narrator the students are expected to be in their own texts. This discussion is based on Walter Benjamin’s essays. The second one relates Émile Benveniste’s intersubjectivity concept – which guides the notion of written language – to narrative and to the method used in this work: Guedes’s discursive qualities. At last, the third part brings narrative, written language, and the method together in order to propose the didactic sequence. Based on the didactic sequences presented by the Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul, the didactic sequence presented here is divided in stages. Each stage brings examples of activities that could be done in classroom to conceptualize one or two discursive qualities, aiming at the improvement of the student’s text. Thus, a path of awareness about the act of writing, as well as one of text improvement, is created ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License