Jornalismo e e-sports : uma análise da cobertura jornalística aplicada a esportes eletrônicos no Brasil
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Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A pesquisa tem como objetivo avaliar e discutir o jornalismo dedicado aos esportes eletrônicos (e-sports), que se popularizaram rapidamente ao longo da última década, sendo no Brasil os principais expoentes da modalidade o League of Legends e o Counter-Strike. Visto que a indústria jornalística ainda reserva pouco de seus profissionais e espaços à cobertura e transmissão de eventos e acontecimentos dos e-sports, especialmente quando comparados a qualquer outra modalidade esportiva atualmente, s ...
A pesquisa tem como objetivo avaliar e discutir o jornalismo dedicado aos esportes eletrônicos (e-sports), que se popularizaram rapidamente ao longo da última década, sendo no Brasil os principais expoentes da modalidade o League of Legends e o Counter-Strike. Visto que a indústria jornalística ainda reserva pouco de seus profissionais e espaços à cobertura e transmissão de eventos e acontecimentos dos e-sports, especialmente quando comparados a qualquer outra modalidade esportiva atualmente, se faz necessário, para o crescimento de ambos, leia-se o jornalismo e o cenário de e-sports brasileiro, uma caracterização do papel dos comunicadores e o estudo do mesmo, tendo em foco a produção de informações e programas mais adequados e criteriosos em um cenário ainda com profissionalização comunicacional mínima no país. Por meio da comparação entre o jornalismo esportivo tradicional e o jornalismo emergente de e-sports, bem como a segmentação do objeto e análise das características do ciberjornalismo (meio em que os e-sports possuem maior influência e recebem maior atenção midiática por meio de streaming e sites especializados), esta monografia busca elucidar os pormenores, desafios e possibilidades do uso de princípios e conhecimentos jornalísticos para a evolução da comunicação jornalística nos e-sports. Os resultados mostram que há muito em termos de interatividade e utilização das ferramentas disponíveis no meio virtual a ser explorado nos e-sports pelos profissionais de jornalismo, e que o cenário precisa do estudo e profissionalismo dos jornalistas para que tal potencial seja transformado em novos modelos e conhecimentos para a profissão e a audiência. ...
Abstract
The purpose of this research is to evaluate and debate the journalism dedicated to electronic sports (e-sports) which became rapidly popular in the last decade, having in Brazil as main exponents of this genre League of Legends and Counter-Strike. Due to the few professionals and little attention given to coverage and broadcasting of events and activities related to e-sports, especially when compared to any other sports category, it becomes necessary both for Brazilian journalism and for Brazil ...
The purpose of this research is to evaluate and debate the journalism dedicated to electronic sports (e-sports) which became rapidly popular in the last decade, having in Brazil as main exponents of this genre League of Legends and Counter-Strike. Due to the few professionals and little attention given to coverage and broadcasting of events and activities related to e-sports, especially when compared to any other sports category, it becomes necessary both for Brazilian journalism and for Brazilian e-sports, a characterization of the communicators role and a study of it, focusing on production of information and more suitable programs in a scenario with a minimal communication professionalization in the country. Comparing traditional journalism and the emerging e-sports journalism, as well as the segmentation of the object and analysis of cyberjournalism’s characteristics (means where e-sports have more influence and receive more media attention through streaming and specialized Internet sites), this paper seeks to elucidate the details, challenges and possibilities of using journalistic principles and knowledge to develop the journalistic communication in e-sports. Results show a lot of interactivity and usage of virtual tools to be exploited in e-sports by journalism professionals, and the scenery needs studying and professionalism from journalists so that such potential be transformed in new models and knowledge for both professionals and audience. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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