Apropriação da personagem literária “Alice”, de Lewis Carroll, na série televisiva “Quem sou eu?”
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho visa um diálogo entre dois grandes campos: a literatura e a comunicação. Dentro disso, discorremos acerca de representação, gênero e adaptação tendo como objeto de pesquisa a série Quem Sou Eu?, produzida pelo programa dominical Fantástico e exibida pela Rede Globo no ano de 2017. Nosso objetivo central ao analisar as reportagens especiais é compreender como se deu a apropriação da personagem literária Alice, de Lewis Carroll, ao longo dos episódios da série. Além disso, buscamos ...
Este trabalho visa um diálogo entre dois grandes campos: a literatura e a comunicação. Dentro disso, discorremos acerca de representação, gênero e adaptação tendo como objeto de pesquisa a série Quem Sou Eu?, produzida pelo programa dominical Fantástico e exibida pela Rede Globo no ano de 2017. Nosso objetivo central ao analisar as reportagens especiais é compreender como se deu a apropriação da personagem literária Alice, de Lewis Carroll, ao longo dos episódios da série. Além disso, buscamos fazer uma contraposição entre os elementos da obra literária e o produto audiovisual, destacando aspectos que se assemelham e os que se diferenciam. Para tal, utilizamos como metodologia a análise fílmica, proposta por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, a qual nos requereu decompor algumas características presentes na série para, em seguida, compreendê-las como um todo significante. Ademais, buscamos estabelecer uma comunicação entre a obra original e a adaptação, de maneira a analisar os pontos de divergência e semelhança entre ambas. O que pudemos perceber de discrepâncias entre o objeto literário e o audiovisual são a as atribuições dos narradores e a identidade da personagem. Enquanto o universo concebido por Carroll é marcado por uma forte presença de Alice enquanto interlocutora, em Quem Sou Eu? a personagem é reduzida a uma presença mediada pela repórter-narradora Renata Ceribelli. Outro aspecto que identificamos é o uso da personagem literária como recurso metafórico para abordar o processo da busca por compreender a si mesmo (referente aos indivíduos trans). Apesar de sua utilização pretender dar visibilidade à comunidade trans, detectamos que o discurso reproduzido pelos interlocutores (a repórter e os apresentadores, por exemplo) perpetua binarismos e estereótipos. ...
Abstract
This paper seeks a dialogue between two major areas: literature and communication. Within this, we discuss about representation, genre and adaptation, having as object of research the series Quem Sou Eu, produced by the sunday show Fantástico and exhibited by Rede Globo in 2017. Our main objective when analyzing the special reports is to understand how the appropriation of the literary character Alice, of Lewis Carroll, throughout the episodes of the series happened. In addition, we seek to mak ...
This paper seeks a dialogue between two major areas: literature and communication. Within this, we discuss about representation, genre and adaptation, having as object of research the series Quem Sou Eu, produced by the sunday show Fantástico and exhibited by Rede Globo in 2017. Our main objective when analyzing the special reports is to understand how the appropriation of the literary character Alice, of Lewis Carroll, throughout the episodes of the series happened. In addition, we seek to make a contrast between the elements of the literary work and the audiovisual product, highlighting aspects that are similar and those that differ. For this, we used as a methodology the film analysis proposed by Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété, which required us to decompose some of the characteristics present in the series and then to understand them as a significant whole. In addition, we seek to establish a communication between the original work and the adaptation in order to analyze the points of divergence and similarity between them. What we could perceive of discrepancies between the literary object and the audiovisual are to the attributions of the narrators and the identity of the character. While the universe conceived by Carroll is marked by a strong presence of Alice as interlocutor, in Quem Sou Eu? the character is reduced to a presence that is mediated by reporter-narrator Renata Ceribelli. Another aspect that we identify is the use of the literary character as a metaphorical resource to approach the process of the search for understanding oneself (referring to transgender individuals). Although its use intends to give visibility to the trans community, we detect that the speech reproduced by the interlocutors (the reporter and the presenters, for example) perpetuates binarisms and stereotypes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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