Construção de personagens em Branco Sai, Preto Fica
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de compreender os limites entre a autorrepresentação das personagens de documentários e a imagem construída a partir dos processos produtivos de um filme, a partir da análise de Branco Sai, Preto Fica (2015), do diretor Ardiley Queirós. A pesquisa justifica-se pelo formato da obra, que de certa forma borra as barreiras entre ficção e documentário. Portanto, a construção de personagens também ocorre de forma distinta da que acontece em filmes ficcionais e em obras ti ...
Este trabalho tem o objetivo de compreender os limites entre a autorrepresentação das personagens de documentários e a imagem construída a partir dos processos produtivos de um filme, a partir da análise de Branco Sai, Preto Fica (2015), do diretor Ardiley Queirós. A pesquisa justifica-se pelo formato da obra, que de certa forma borra as barreiras entre ficção e documentário. Portanto, a construção de personagens também ocorre de forma distinta da que acontece em filmes ficcionais e em obras tidas como documentais. A hibridização desse processo é algo muito recorrente na produção documental contemporânea; no entanto, não é um tema muito presente na produção científica sobre cinema no Brasil. A pesquisa foi dividida em três momentos. Em primeiro lugar, levantamos as teorias sobre o conceito de documentário a partir de autores como Bill Nichols (2005) e Fernão Pessoa Ramos (2008). Em seguida, realizamos um apanhado histórico da imagem documental no mundo e no Brasil, a partir de Sílvio Da-Rin (2004) e Francisco Elinaldo Teixeira (2004). Na sequência, fizemos a análise da construção de personagens partindo de uma articulação entre as reflexões sobre análise fílmica de Vanoye e Goliot-Lété (1994), as teorias de Beth Brait (1985) e de Prado, Candido, Gomes e Rosenfield (1998), que refletem o estatuto das personagens. Na terceira parte, realizamos então a análise do filme Branco Sai, Preto Fica (2015), direcionando nossa atenção para a construção das personagens. Observamos os aspectos construídos ou reforçados pela parcela de responsabilidade da equipe produtiva e os de cuidado do ator social. Desta forma, percebemos que neste filme ocorre um cruzamento de processos constitutivos de personagens. Existe uma relação de troca entre elementos fílmicos e o corpo que performa em frente às câmeras. Ambos legitimam-se constantemente. ...
Abstract
This work aims to understand the boundaries between the self-representation of the documentary characters and the image constructed from the production processes of a film, from the analysis of Branco Sai, Preto Fica (2015), by the director Ardiley Queirós. The research is justified by the format of the work that in a certain way blots the barriers between fiction and documentary, so the construction of characters also occurs differently from what happens in fictional films and in works taken a ...
This work aims to understand the boundaries between the self-representation of the documentary characters and the image constructed from the production processes of a film, from the analysis of Branco Sai, Preto Fica (2015), by the director Ardiley Queirós. The research is justified by the format of the work that in a certain way blots the barriers between fiction and documentary, so the construction of characters also occurs differently from what happens in fictional films and in works taken as documentary. The hybridization of this process is something very recurrent in contemporary documentary production, however it is not a very present theme in the scientific production about cinema in Brazil. The research was divided into three moments. Firstly we raise the theories about the concept of documentary from authors such as Bill Nichols (2005), Fernão Pessoa Ramos (2008). Then we carried out a history of the documentary image in the world and in Brazil, from Sílvio Da-Rin (2004) and Francisco Elinaldo Teixeira (2004). And lastly we did the analysis of the construction of characters starting from a articulation between the reflections on the film Analysis of Vanoye and Goliot-Lété (1994) with the theories of Beth Brait (1985) and Prado, Candido, Gomes and Rosenfield (1998), which reflect the statute of the characters. In the third part we then performed the analysis of the film Branco Sai, Preto Fica (2015), directing our attention to the construction of the characters. We observed the aspects constructed or reinforced by the portion of responsibility of the productive team and the care of the social actor. Thus, we could observe that in this film there is a cross of constitutive processes of characters. There is an exchange relationship between filmic elements and the body that performs in front of the cameras. Both are constantly legitimize. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License