O uso de arquétipos mitológicos na publicidade : uma análise semiológica da mídia impressa brasileira
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Data
2005Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho busca identificar o uso de arquétipos mitológicos na Publicidade, através da análise de anúncios de revistas brasileiras. Foram adotados dois critérios de análise: linguagem – relacionado ao discurso, tendo como base a Semiologia – e conteúdo. Desse modo, a pesquisa possui caráter exploratório e qualitativo. Além disso, este trabalho aponta as relações sociais entre rito e consumo, relacionados, respectivamente, à Mitologia e à Publicidade, e suas implicações atuais na forma ...
O presente trabalho busca identificar o uso de arquétipos mitológicos na Publicidade, através da análise de anúncios de revistas brasileiras. Foram adotados dois critérios de análise: linguagem – relacionado ao discurso, tendo como base a Semiologia – e conteúdo. Desse modo, a pesquisa possui caráter exploratório e qualitativo. Além disso, este trabalho aponta as relações sociais entre rito e consumo, relacionados, respectivamente, à Mitologia e à Publicidade, e suas implicações atuais na formação de segmentos de mercado e estereótipos. ...
Abstract
This work looks for identifying the use of the mythological archetypes at the Publicity through the analysis of advertisements in brasilian magazines. It was used two criterions of analysis: language – relationed to the discourse, taking the Semiology as support – and contents. So, the research has got an exploratory and qualitative profile. On the other side, this work points to the social relations between rite and consumption, relationed, respectively, to the Mythology and their current cons ...
This work looks for identifying the use of the mythological archetypes at the Publicity through the analysis of advertisements in brasilian magazines. It was used two criterions of analysis: language – relationed to the discourse, taking the Semiology as support – and contents. So, the research has got an exploratory and qualitative profile. On the other side, this work points to the social relations between rite and consumption, relationed, respectively, to the Mythology and their current consequences on the marketing segments and stereotypes formation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1829)
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