“Um negro entre as fileiras da imprensa”: trajetória e crônicas de Paulino de Azurenha no Correio do Povo no início do século XX
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho se propõe a fazer uma recuperação biográfica da trajetória do jornalista Paulino de Azurenha (1861-1909) e a analisar as temáticas de suas crônicas assinadas sob o pseudônimo de Léo Pardo, publicadas no jornal Correio do Povo nos primórdios do século XX. Para tanto, foi utilizado o método biográfico para percorrer a trajetória pessoal e profissional de Paulino, na qual foram contempladas sua passagem pela Revista Litterária, a publicação do livro Estrychnina (1897), sua carr ...
O presente trabalho se propõe a fazer uma recuperação biográfica da trajetória do jornalista Paulino de Azurenha (1861-1909) e a analisar as temáticas de suas crônicas assinadas sob o pseudônimo de Léo Pardo, publicadas no jornal Correio do Povo nos primórdios do século XX. Para tanto, foi utilizado o método biográfico para percorrer a trajetória pessoal e profissional de Paulino, na qual foram contempladas sua passagem pela Revista Litterária, a publicação do livro Estrychnina (1897), sua carreira no jornal Correio do Povo e sua participação na Academia Rio-Grandense de Letras. A dimensão coletiva de sua figura como um jornalista negro influente em pleno pós-abolição também foi tratada. Para a Análise de Conteúdo das crônicas de Léo Pardo, a metodologia de Laurence Bardin foi adotada. O corpus foi constituído por 38 textos assinados por Léo Pardo, dos anos de 1905 até 1909, publicados originalmente na coluna “Semanário” do Correio do Povo e, posteriormente, reunidos no livro Semanário de Léo Pardo (1926), obra póstuma. Submetendo o conjunto de crônicas à análise, identificou-se quatorze temáticas preferenciais. A partir delas, três eixos para a interpretação dos resultados obtidos foram estipulados. Após procedimentos quantitativos e qualitativos, observou-se uma ampla gama de assuntos abordados pelo autor, destacando-se como os principais a “natureza”, a “política”, a “morte”, a “sociedade” e a “vida”. A temática étnico-racial, uma das categorias de análise desta pesquisa, está contemplada em duas crônicas, nas quais Léo Pardo dá detalhes sobre os maus tratos sofridos pelas mulheres e crianças negras após a Lei do Ventre Livre - que libertava as crianças negras filhas de mulheres escravizadas a partir da sua promulgação - e sobre inacessibilidade de educação para a comunidade negra, que coloca os negros que têm acesso à instrução e às belas letras num patamar de exceção. ...
Abstract
This paper aims to make a biographic recovery of the journalist Paulino de Azurenha (1861-1909) and to analyse the themes of his chronics written under the pseudonym of Léo Pardo, published in Correio do Povo newspaper in the beginning of the XX century. For this purpose, the biographical method was adopted in order to follow Paulino’s personal and professional paths, covering his time in Revista Litterária, the publication of the book Estrychnina (1897), his career in Correio do Povo newspaper ...
This paper aims to make a biographic recovery of the journalist Paulino de Azurenha (1861-1909) and to analyse the themes of his chronics written under the pseudonym of Léo Pardo, published in Correio do Povo newspaper in the beginning of the XX century. For this purpose, the biographical method was adopted in order to follow Paulino’s personal and professional paths, covering his time in Revista Litterária, the publication of the book Estrychnina (1897), his career in Correio do Povo newspaper and his participation at the Rio Grande do Sul Academy of Letters. The collective dimension of his figure as an influential black journalist in the moment of post-abolition was also explored. For the content analysis of Léo Pardo’s chronics, the methodology of Laurence Bardin was adopted. The corpus was composed of 38 texts signed by Léo Pardo, from 1905 to 1909, originally published in the column “Semanário” of Correio do Povo and afterwards reunited in the book Semanário de Léo Pardo (1926) posthumously. Submitting the collection of chronics to analysis, 14 themes were found. From them, three thematic bases were established in order to interpret the obtained results. After quantitative and qualitative procedures, a wide range of topics addressed by the author were recognized, standing out as the main themes “nature”, “politics”, “death”, “society” and “life”. The ethnic-racial thematic, one of the categories of analysis in this paper, is contemplated in two chronics in which Léo Pardo provides details on the mistreatments suffered by black women and children after the Ventre Livre (Free Womb) law - which freed the children of slaves born after its promulgation - and also on the inaccessibility of education to the community, putting black people with access to education and fine letters to a level of exception. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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