Performance e performatividade: a dança do grupo Dzi Croquettes como (des)construção de gênero
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Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar a performance em dança do grupo brasileiro Dzi Croquettes (1972-1976) enquanto um processo identitário disruptivo, no que tange a questão de gênero. Na primeira parte deste trabalho, fez-se necessária uma contextualização do surgimento daquilo que conhecemos por Teoria Queer, a partir da qual problematizamos a noção de gênero, através das ideias de performatividade e paródias subversivas. Em seguida, traçamos uma recuperação histórica da dança enquanto uma prátic ...
Esta pesquisa objetiva analisar a performance em dança do grupo brasileiro Dzi Croquettes (1972-1976) enquanto um processo identitário disruptivo, no que tange a questão de gênero. Na primeira parte deste trabalho, fez-se necessária uma contextualização do surgimento daquilo que conhecemos por Teoria Queer, a partir da qual problematizamos a noção de gênero, através das ideias de performatividade e paródias subversivas. Em seguida, traçamos uma recuperação histórica da dança enquanto uma prática na qual operam discursos e representações culturais, analisando também o gesto em dança enquanto produtor de sentido. Termina-se esta parte do trabalho com uma discussão acerca da dança cênica como uma prática social e cultural na qual, desde cedo, operaram papeis e expectativas de gênero. Em seguida, após uma breve contextualização dos quatro anos de existência do grupo Dzi Croquettes, partimos dos debates feitos nas etapas teóricas do trabalho para analisar o nosso corpus, este composto por fragmentos de quatro performances do grupo, encontradas no documentário Dzi Croquettes (2009) de Tatiana Issa e Raphael Alvarez. As performances, escolhidas por sua perceptível relevância dentro da discussão de gênero, são analisadas sob três eixos: movimentação, caracterização e temática. Com base nessas três linhas de análise, chegamos a concepção de um sujeito que chamamos de dzi croquético, que constrói sua identidade de gênero de forma performativa, através da performance em dança. Conclui-se esta monografia com a ideia de que, em sua performance, os Dzi Croquettes faziam emergir signos de gênero conflitantes que propunham a constituição de um sujeito que não é nem feminino e nem masculino, mas transitório. ...
Abstract
This research aims to analyze the performance in dance of the Brazilian group Dzi Croquettes (1972-1976) as a disruptive identity process, regarding the issue of gender. In the first part of this work, it became necessary to contextualize the emergence of what we know by Queer Theory, from which we problematize the notion of gender through the ideas of performativity and subversive parodies. Next, we draw a historical recovery of the dance as a practice in which discourses and cultural represen ...
This research aims to analyze the performance in dance of the Brazilian group Dzi Croquettes (1972-1976) as a disruptive identity process, regarding the issue of gender. In the first part of this work, it became necessary to contextualize the emergence of what we know by Queer Theory, from which we problematize the notion of gender through the ideas of performativity and subversive parodies. Next, we draw a historical recovery of the dance as a practice in which discourses and cultural representations operate, also analyzing the gesture in dance as a producer of meaning. This part of the work is completed with a discussion of scenic dance as a social and cultural practice in which roles and gender expectations have operated from an early age. After a brief contextualization of the four years of existence of the Dzi Croquettes group, we start from the debates made in the theoretical stages of the work to analyze our corpus, composed of fragments of four performances of the group, found in the documentary Dzi Croquettes (2009) by Tatiana Issa and Raphael Alvarez. The performances, chosen for their relevance within the gender discussion, are analyzed under three axes: movement, characterization and thematic. Based on these three lines of analysis, we arrive at the conception of a subject that we call dzi croquético, which constructs its gender identity in a performative way, through performance in dance. This monograph concludes with the idea that, in their performance, the Dzi Croquettes emerge conflicting gender signs that proposed the constitution of a subject that is neither female nor male, but transient. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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