Ensino e aprendizagem de química orgânica na visão de professores do ensino médio e superior
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste em uma análise do ensino de Química Orgânica no nível médio a partir da visão de professores. O objetivo da presente pesquisa foi identificar os conceitos abordados e a maneira como são desenvolvidos os conteúdos de Química Orgânica no ensino médio. Para isso, planejou-se o desenvolvimento de duas etapas: 1) Investigação dos modelos didáticos de professores do nível médio para o ensino de Química Orgânica; 2) Levantamento das expectativas de professores universitários em ...
Este trabalho consiste em uma análise do ensino de Química Orgânica no nível médio a partir da visão de professores. O objetivo da presente pesquisa foi identificar os conceitos abordados e a maneira como são desenvolvidos os conteúdos de Química Orgânica no ensino médio. Para isso, planejou-se o desenvolvimento de duas etapas: 1) Investigação dos modelos didáticos de professores do nível médio para o ensino de Química Orgânica; 2) Levantamento das expectativas de professores universitários em relação ao nível de conhecimento de Química Orgânica que os estudantes chegam à universidade nos cursos de Farmácia, Engenharia Química, Bacharelado e Licenciatura em Química, Engenharia de Materiais, Biologia e Biotecnologia. Os dados foram coletados por meio de dois questionários distintos e o total de participantes foram: 30 professores do nível médio e quatro do nível superior. Em relação às respostas dos docentes do ensino médio, primeiramente, elas foram analisadas extraindo informações sobre o modelo didático (tradicional, tecnológico, espontaneísta ou alternativo) predominante para cada dimensão avaliada (objetivo do ensino, o que ensinar, relevância das concepções e interesses dos alunos, como ensinar e como avaliar). Após foi avaliado o perfil didático pessoal de cada professor, agrupando-os de acordo com a coerência de suas respostas para cada dimensão. Já as respostas dos professores universitários forneceram subsídios para a discussão acerca das dificuldades conceituais dos estudantes que ingressaram recentemente na universidade e cursam as primeiras disciplinas de Química Orgânica, bem como sobre as expectativas desses professores. De maneira geral, os resultados indicam que a maior parte dos professores do nível médio ainda não superou o modelo tradicional de ensino, tendo uma visão fragmentada do processo de ensino em Química Orgânica, esse resultado reflete no nível de conhecimento que os estudantes têm ingressado na universidade, os quais possuem dificuldades nos tópicos básicos da Química Orgânica, não conseguindo estabelecer relações entre seus conhecimentos tanto com seu cotidiano, como com as demais áreas da ciência. ...
Abstract
This work consists of an analysis of the teaching in Organic Chemistry in high school from the perspective of the teachers. The goal of the research is to identify the concepts approached and the way that the subject of Organic Chemistry is addressed in high school. To that end, two steps were planned: 1) Investigation of the didact models of the high school teachers in Organic Chemistry; 2) Ascertain the expectations of the college professors about the level of Organic Chemistry knowledge that ...
This work consists of an analysis of the teaching in Organic Chemistry in high school from the perspective of the teachers. The goal of the research is to identify the concepts approached and the way that the subject of Organic Chemistry is addressed in high school. To that end, two steps were planned: 1) Investigation of the didact models of the high school teachers in Organic Chemistry; 2) Ascertain the expectations of the college professors about the level of Organic Chemistry knowledge that the freshmen have when arriving in the university in the courses of Pharmacy, Chemical Engineering, Bachelor's degree in Chemistry, Materials Engineering, Biology and Biotechnology. The data was collected through two distinct questionnaires and the total of participants were: 30 high school teachers and four college professors. Concerning the responses of the high school teachers, at first they were analysed extracting information about the didactic models (traditional, technological, spontaneous or alternative) predominant on each dimension studied (goal in the teaching, what to teach, relevance of the conceptions and interests of the students, how to teach and how to evaluate). After this, the didactic models for each teacher were evaluated, gathering them according to the coherence of their personal didactic models for each dimension. The responses of the college professors provided the data for the discussion about the conceptual problems in Organic Chemistry of the new students that arrive in the university and do the first courses in Organic Chemistry, and the expectations of these professors. In general, the results show that the majority of the high school teachers have not yet overcome the traditional model, having a broken point of view in the process of teaching in Organic Chemistry, that reflects on the knowledge level that the students have when entering the university, which got difficulties in the basic topics in Organic Chemistry. They cannot establish connections between their knowledge and both their daily life and the other areas of Chemistry. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License