Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.contributor.authorBatista, Bianca Mottapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:10:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189936pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma análise do ensino de Química Orgânica no nível médio a partir da visão de professores. O objetivo da presente pesquisa foi identificar os conceitos abordados e a maneira como são desenvolvidos os conteúdos de Química Orgânica no ensino médio. Para isso, planejou-se o desenvolvimento de duas etapas: 1) Investigação dos modelos didáticos de professores do nível médio para o ensino de Química Orgânica; 2) Levantamento das expectativas de professores universitários em relação ao nível de conhecimento de Química Orgânica que os estudantes chegam à universidade nos cursos de Farmácia, Engenharia Química, Bacharelado e Licenciatura em Química, Engenharia de Materiais, Biologia e Biotecnologia. Os dados foram coletados por meio de dois questionários distintos e o total de participantes foram: 30 professores do nível médio e quatro do nível superior. Em relação às respostas dos docentes do ensino médio, primeiramente, elas foram analisadas extraindo informações sobre o modelo didático (tradicional, tecnológico, espontaneísta ou alternativo) predominante para cada dimensão avaliada (objetivo do ensino, o que ensinar, relevância das concepções e interesses dos alunos, como ensinar e como avaliar). Após foi avaliado o perfil didático pessoal de cada professor, agrupando-os de acordo com a coerência de suas respostas para cada dimensão. Já as respostas dos professores universitários forneceram subsídios para a discussão acerca das dificuldades conceituais dos estudantes que ingressaram recentemente na universidade e cursam as primeiras disciplinas de Química Orgânica, bem como sobre as expectativas desses professores. De maneira geral, os resultados indicam que a maior parte dos professores do nível médio ainda não superou o modelo tradicional de ensino, tendo uma visão fragmentada do processo de ensino em Química Orgânica, esse resultado reflete no nível de conhecimento que os estudantes têm ingressado na universidade, os quais possuem dificuldades nos tópicos básicos da Química Orgânica, não conseguindo estabelecer relações entre seus conhecimentos tanto com seu cotidiano, como com as demais áreas da ciência.pt
dc.description.abstractThis work consists of an analysis of the teaching in Organic Chemistry in high school from the perspective of the teachers. The goal of the research is to identify the concepts approached and the way that the subject of Organic Chemistry is addressed in high school. To that end, two steps were planned: 1) Investigation of the didact models of the high school teachers in Organic Chemistry; 2) Ascertain the expectations of the college professors about the level of Organic Chemistry knowledge that the freshmen have when arriving in the university in the courses of Pharmacy, Chemical Engineering, Bachelor's degree in Chemistry, Materials Engineering, Biology and Biotechnology. The data was collected through two distinct questionnaires and the total of participants were: 30 high school teachers and four college professors. Concerning the responses of the high school teachers, at first they were analysed extracting information about the didactic models (traditional, technological, spontaneous or alternative) predominant on each dimension studied (goal in the teaching, what to teach, relevance of the conceptions and interests of the students, how to teach and how to evaluate). After this, the didactic models for each teacher were evaluated, gathering them according to the coherence of their personal didactic models for each dimension. The responses of the college professors provided the data for the discussion about the conceptual problems in Organic Chemistry of the new students that arrive in the university and do the first courses in Organic Chemistry, and the expectations of these professors. In general, the results show that the majority of the high school teachers have not yet overcome the traditional model, having a broken point of view in the process of teaching in Organic Chemistry, that reflects on the knowledge level that the students have when entering the university, which got difficulties in the basic topics in Organic Chemistry. They cannot establish connections between their knowledge and both their daily life and the other areas of Chemistry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching in Organic Chemistryen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.subjectProfessorsen
dc.subjectDidactic modelsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de química orgânica na visão de professores do ensino médio e superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090479pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples