Sobre fotografia e ficção : histórias em imagens
Fecha
2018Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Sobre fotografia e ficção: histórias em imagens investiga os campos da fotografia, literatura, realidade e ficção a partir da análise de seis fotolivros contemporâneos, produzidos no século XXI: Centro, de Felipe Russo; Moscouzinho, O livro do sol e Sobremarinhos, de Gilvan Barreto; Intergalático, de Guilherme Gerais; e Não minta para mim, de Paulo Coqueiro. A tese reflete sobre o gênero fotolivro, abordando-o do ponto de vista histórico, teórico e conceitual, para chegar na análise de como a c ...
Sobre fotografia e ficção: histórias em imagens investiga os campos da fotografia, literatura, realidade e ficção a partir da análise de seis fotolivros contemporâneos, produzidos no século XXI: Centro, de Felipe Russo; Moscouzinho, O livro do sol e Sobremarinhos, de Gilvan Barreto; Intergalático, de Guilherme Gerais; e Não minta para mim, de Paulo Coqueiro. A tese reflete sobre o gênero fotolivro, abordando-o do ponto de vista histórico, teórico e conceitual, para chegar na análise de como a criação de uma sequência narrativa imagética permite pensar em diferentes encontros entre fotografia e literatura, bem como no caráter real-ficcional da imagem fotográfica. Por este caminho, o conjunto de ensaios que conforma esta tese se debruça tanto sobre a produção recente em fotolivros quanto sobre a contemporaneidade. ...
Abstract
On photography and fiction: stories through images sets out an investigation into the intersection between photography, literature, reality, and fiction based on six contemporary photobooks produced in the 21st century. Through the works Centro, by Felipe Russo, Moscouzinho, O livro do sol and Sobremarinhos, by Gilvan Barreto, Intergalático, by Guilherme Gerais, and Não minta para mim, by Paulo Coqueiro, this thesis reflects on the photobook genre, addressing it from a historical, theoretical a ...
On photography and fiction: stories through images sets out an investigation into the intersection between photography, literature, reality, and fiction based on six contemporary photobooks produced in the 21st century. Through the works Centro, by Felipe Russo, Moscouzinho, O livro do sol and Sobremarinhos, by Gilvan Barreto, Intergalático, by Guilherme Gerais, and Não minta para mim, by Paulo Coqueiro, this thesis reflects on the photobook genre, addressing it from a historical, theoretical and critical perspective, to analyze how the creation of a narrative sequence composed by images allows many points of convergence between photography and literature and the interpretation of photographs as real-fictional images. The essays that form this analysis approach the recent production of photobooks while also discussing contemporaneity. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Artes Visuales (473)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License