Falarfazendo dança afro-gaúcha : ao encontro com mestra Iara
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação é fruto de reflexões produzidas no encontro entre o autor (Manoel Gildo Alves Neto) e Mestra Iara (Maria Iara Santos Deodoro). Apresento memórias que compõem minha trajetória enquanto artista negro, brasileiro, em seguida exponho reflexões desenvolvidas no encontro com Mestra Iara. Em 1974, junto a um coletivo de artistas negras(os), Iara fundou o Grupo Afro-Sul de Música e Dança (GASMD), onde desenvolveu e segue desenvolvendo metodologias específicas para o ensino e criação em ...
Esta dissertação é fruto de reflexões produzidas no encontro entre o autor (Manoel Gildo Alves Neto) e Mestra Iara (Maria Iara Santos Deodoro). Apresento memórias que compõem minha trajetória enquanto artista negro, brasileiro, em seguida exponho reflexões desenvolvidas no encontro com Mestra Iara. Em 1974, junto a um coletivo de artistas negras(os), Iara fundou o Grupo Afro-Sul de Música e Dança (GASMD), onde desenvolveu e segue desenvolvendo metodologias específicas para o ensino e criação em Dança Afro no contexto gaúcho. Mestra Iara é reconhecida por ter sido a primeira artista a destacar-se como investigadora e propositora de um sotaque em Dança Afro no Rio Grande do Sul. Esta investigação foi guiada pela natureza inventiva do saber/fazer próprio da prática artística. A abordagem metodológica é marcada pela inspiração em ferramentas do Método Etnográfico e Auto-Etnográfico rumo à Pesquisa em Arte. Intitulada “FalarFazendo Dança Afro”, a abordagem metodológica foi proposta a partir da observação-participante nas práticas artístico-pedagógicas ministradas pela mestra, com o intuito de registrar e refletir acerca de enunciados verbais e gestuais que caracterizam o pensamento-do-corpo na Dança Afro-Gaúcha. Tais reflexões partem também das memórias compartilhadas, por via de um olhar atencioso às práticas de ensino e criação desenvolvidas pela Mestra Iara, tendo como questão central investigar as especificidades do gesto que conferem ao GASMD identidade(s) própria, fundante de uma possível categorização chamada de Dança Afro-Gaúcha. ...
Abstract
This dissertation is the result of reflections produced in the meeting between the author (Manoel Gildo Alves Neto) and Master Iara (Maria Iara Santos Deodoro). I present memories that compose my trajectory as a black artist, Brazilian, and then expose reflections developed in the encounter with Master Iara. In 1974, with a group of black artists, Iara founded the Grupo Afro-Sul de Música e Dança (GASMD), where she developed and continues to develop specific methodologies for teaching and creat ...
This dissertation is the result of reflections produced in the meeting between the author (Manoel Gildo Alves Neto) and Master Iara (Maria Iara Santos Deodoro). I present memories that compose my trajectory as a black artist, Brazilian, and then expose reflections developed in the encounter with Master Iara. In 1974, with a group of black artists, Iara founded the Grupo Afro-Sul de Música e Dança (GASMD), where she developed and continues to develop specific methodologies for teaching and creating Afro Dance in the context of Rio Grande do Sul. Master Iara is recognize for being the first artist to stand out as a researcher and proposer of an Afro Dance accent in the Rio Grande do Sul. This research was guided by the inventive nature of know/do of artistic practice. The methodological approach is marked by the inspiration in tools of the Ethnographic and Auto-Ethnographic Method towards Art Research. Entitled "SpeakingDoing Afro Dance", the methodological approach was proposed based on participant observation in the artistic-pedagogical practices taught by Master Iara, with the purpose of recording and reflecting on verbal and gestural statements that characterize the body-thought in the Afro-Gaúcha Dance. These reflections also start from the shared memories, through a careful look at the teaching and creation practices developed by Master Iara, whose central question is to investigate the specificities of the gesture that give GASMD its own identity, the basis of a possible categorization called Afro-Gaúcha Dance. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Cênicas (219)
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