Organização dos espaços por ambientes de aprendizagem : potencialidades para a ação educativa na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Resumo
O presente artigo aborda a organização dos espaços por ambientes de aprendizagem, analisando dados coletados em uma escola municipal de educação infantil de Porto Alegre (RS). O estudo qualitativo (MINAYO, 2012) envolveu a realização de entrevistas e a aplicação de questionários junto a profissionais desta escola, enfocando as potencialidades e os desafios desta abordagem, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009b). Aportes teóricos sobre ...
O presente artigo aborda a organização dos espaços por ambientes de aprendizagem, analisando dados coletados em uma escola municipal de educação infantil de Porto Alegre (RS). O estudo qualitativo (MINAYO, 2012) envolveu a realização de entrevistas e a aplicação de questionários junto a profissionais desta escola, enfocando as potencialidades e os desafios desta abordagem, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009b). Aportes teóricos sobre desenvolvimento infantil (OLIVEIRA, 1997), currículo (FARIA; SALLES, 2012) e espaço (FORNEIRO, 1998; ZABALZA, 1998; HADDAD; HORN, 2011) sustentaram as análises. O artigo conclui destacando a importância do espaço como elemento curricular, haja vista as características do desenvolvimento infantil e as potencialidades dos ambientes de aprendizagem. ...
Contido em
Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 135-151
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5613)Ciências Humanas (1783)
Este item está licenciado na Creative Commons License