Marketing em bibliotecas universitárias : promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Analisa as ações de marketing de promoção de serviços desenvolvidas nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de mídias digitais. Contextualiza, teoricamente, Marketing, Composto de Marketing, Marketing de serviços, Endomarketing, Organizações sem fins lucrativos, Bibliotecas universitárias e Produtos e Serviços. Apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são bibliotecários chefes das bibliotecas da UFRGS localizadas em Porto ...
Analisa as ações de marketing de promoção de serviços desenvolvidas nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através de mídias digitais. Contextualiza, teoricamente, Marketing, Composto de Marketing, Marketing de serviços, Endomarketing, Organizações sem fins lucrativos, Bibliotecas universitárias e Produtos e Serviços. Apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são bibliotecários chefes das bibliotecas da UFRGS localizadas em Porto Alegre e Litoral. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são o questionário e entrevista semiestruturada e o processamento dos dados se deu através do software IRAMUTEQ. Constatou-se que as bibliotecas pesquisadas utilizam as mídias digitais para promover serviços oferecidos e comunicam-se com usuários de forma mais interativa apesar de todos obterem conhecimentos de Marketing somente em suas graduações e que houve um aumento de público e procura pelos serviços informacionais oferecidos pelas mesmas. ...
Abstract
It analyzes the marketing actions of promotion of services developed in the libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul through digital media. Contextualizes, theoretically, Marketing, Composite Marketing, Marketing Services, Endomarketing, Nonprofits, University Libraries and Products and Services. It presents a research of qualitative approach, where the subjects of the research are librarians heads of the libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul located in Porto ...
It analyzes the marketing actions of promotion of services developed in the libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul through digital media. Contextualizes, theoretically, Marketing, Composite Marketing, Marketing Services, Endomarketing, Nonprofits, University Libraries and Products and Services. It presents a research of qualitative approach, where the subjects of the research are librarians heads of the libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul located in Porto Alegre and Litoral. The data collection instruments used are the semi-structured questionnaire and interview and the data processing was done through IRAMUTEQ software. It was found that the libraries surveyed used digital media to promote services offered and communicate with users in a more interactive way, although all of them obtained Marketing knowledge only in their rankings and that there was an increase in the public and search for the information services offered by the themselves. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License