Saberes musicais em uma bateria de escola de samba : uma etnografia entre os "Bambas da Orgia"
Fecha
1998Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho procurou desvelar a etnopedagogia de ensino e aprendizagem de uma bateria sindical de escola de samba, através do convívio prolongado com os atores sociais da Bambas da Orgia, uma das escolas tradicionais de Porto Alegre. Por tratar-se de um cenário coletivo e oral de vivência da música, a pedagogia nativa desenvolve formas particulares de aprender e de ensinar que a pesquisadora foi procurando compreender a partir de sua experiência como aprendiz de tamborim, quais sejam, a imita ...
Este trabalho procurou desvelar a etnopedagogia de ensino e aprendizagem de uma bateria sindical de escola de samba, através do convívio prolongado com os atores sociais da Bambas da Orgia, uma das escolas tradicionais de Porto Alegre. Por tratar-se de um cenário coletivo e oral de vivência da música, a pedagogia nativa desenvolve formas particulares de aprender e de ensinar que a pesquisadora foi procurando compreender a partir de sua experiência como aprendiz de tamborim, quais sejam, a imitação, a improvisação e a corporalidade, frutos da socialização na cultura do carnaval. ...
Abstract
This thesis describes the unfolding of ethnopedagogical processes of teaching and learning within the performance context of a samba school percussion ensemble (bateria) from Porto Alegre, RS. In order to document processes of musical transmission which were both collective and oral, an ethnographic approach was adopted. Field research techniques included interviews, participant observation, visual and sound documentation. These techniques allowed the researcher, through her apprenticeship in t ...
This thesis describes the unfolding of ethnopedagogical processes of teaching and learning within the performance context of a samba school percussion ensemble (bateria) from Porto Alegre, RS. In order to document processes of musical transmission which were both collective and oral, an ethnographic approach was adopted. Field research techniques included interviews, participant observation, visual and sound documentation. These techniques allowed the researcher, through her apprenticeship in the bateria as tamborim player, to interpret the meaning of musical practices such as imitation, improvisation and body movements in the light of the local carnaval culture. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
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Lingüística, Letras y Artes (2874)Música (412)
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