"Volver" para (re)volver : patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidade
Fecha
2018Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
A presente pesquisa, inserida na linha Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, possui como tema: Ensino de História, Patrimônio e Cidade. Investiga uma prática de ensino realizada entre os anos de 2014 a 2016, intitulada “Pelas ruas da cidade”, a partir da pergunta "Como o patrimônio, identificado no território educativo, produz aulas de história?" e desdobra-se no seguinte objetivo: Refletir sobre as aulas de história repensando minha própria prática docente, de forma a identifica ...
A presente pesquisa, inserida na linha Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, possui como tema: Ensino de História, Patrimônio e Cidade. Investiga uma prática de ensino realizada entre os anos de 2014 a 2016, intitulada “Pelas ruas da cidade”, a partir da pergunta "Como o patrimônio, identificado no território educativo, produz aulas de história?" e desdobra-se no seguinte objetivo: Refletir sobre as aulas de história repensando minha própria prática docente, de forma a identificar aprendizagens que surgem na revisão da prática. A estratégia metodológica consistiu em dois movimentos: 1. organizar a escuta dos ex-alunos (as) em rodas de conversa realizadas nos locais onde ocorreram as atividades do projeto e, 2. rever a prática a partir das problematizações oriundas das leituras realizadas no Mestrado. Observou-se que o tema do patrimônio, visto a partir do conceito de território educativo, tem potência para: a) construir de um olhar estrangeiro sobre a cidade, b) traçar caminhos para identificar os patrimônios não consagrados, c) ensinar história caminhando pela cidade, d) romper com as dicotomias material-imaterial ou tangível-intangível, e) romper com as impressões que tendem a serem vistas no patrimônio a partir de ações apenas contemplativas. Com relação à cidade foi possível perceber que: a) utilizar as ruas da cidade para o ensino de história incrementando o currículo e potencializando a abordagem de conceitos importantes como tempo, organização espacial, memória, poder, relações étnico-raciais, demandas sociais emergentes, b) contrapor a velocidade dos deslocamentos, aprendizagens, observações e interações sociais, c) utilizar os espaços da cidade possibilita uma escuta mais sensível das aprendizagens dos alunos. ...
Abstract
The present research, in the line of Historical Knowledge in Different Spaces of Memory, presents as its purpose: History Teaching, Patrimony and City, It investigates a teaching practice, carried out between 2014 and 2016, named "Pelas ruas da cidade" (Through the streets of the city), based on the question "How does patrimony, identified in the educational territory, produce History classes?" and unfolds in the following purpose: to think about History classes rethinking my own teaching pract ...
The present research, in the line of Historical Knowledge in Different Spaces of Memory, presents as its purpose: History Teaching, Patrimony and City, It investigates a teaching practice, carried out between 2014 and 2016, named "Pelas ruas da cidade" (Through the streets of the city), based on the question "How does patrimony, identified in the educational territory, produce History classes?" and unfolds in the following purpose: to think about History classes rethinking my own teaching practice, aiming to identify potential new ways of learning. The methodologic strategy consisted in two steps: 1. to listen to the alumni in a conversation exercise that happened in same places where were performed the project activities and, 2. rethink my practice based on the problematizations from readings performed during the Master's degree. It was noted that the topic "Patrimony", seen as from the concept of "Educational Territory", has the potential to: a) build a foreign look to the city, b) pave ways to identifying not consecrated patrimonies, c) teach History walking along the city, d) to put an end to material-inmaterial or tangible-intangible dichotomies, e) change the impressions that are frequently taken from the patrimony from actions solely contemplative. Regarding the city, it was possible to perceive that: a) using the city streets to History teaching projects the curriculum and potentiates the approach of important concepts such as time, spatial organization, memory, power, ethnic-racial relations, emerging social demands, b) it contrasts speed of displacing, learning, observing and social interacting, c) using the spaces of the city allows for a more sensitive listening of the student's learning. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7540)
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