Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Luiz Alberto dos Santospt_BR
dc.contributor.authorDamico, José Geraldo Soarespt_BR
dc.contributor.authorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-08T02:31:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0101-3289pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189265pt_BR
dc.description.abstractEstudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do ‘‘lado de fora’’ dos serviços.pt
dc.description.abstractThis is a case study on the process of integration of Physical Education workers in thecontext of a multi-professional mental health team. The categories ‘‘doer’’ and ‘‘composer’’were used to analyze the positions that a Physical Education worker occupies in this service. Theempiricism was produced from eight semi-structured interviews with different professionalsin a Psychosocial Care Center. Analysis indicated that the position of Physical Education onthe team depends on the trajectory of each professional and the way the Physical Educationworker establishes himself/herself. We conclude that the work ruled by composition favors carepractices that enhance the anti-asylum intervention and the life ‘‘outside’’ the services.en
dc.description.abstractSe trata de un estudio de caso sobre el proceso de inserción de trabajadores deeducación física en el trabajo cotidiano de un equipo multiprofesional de salud mental. Seutilizaron las categorías del «emprendedor» y el «compositor» para analizar los puestos queun trabajador de educación física ocupa en ese servicio. La práctica empírica se llevó a cabocon ocho (8) entrevistas semiestructuradas con diferentes profesionales de un centro de aten-ción psicosocial. Los análisis indicaron que el lugar que ocupa la educación física en el equipodepende de la trayectoria de cada uno de los profesionales y del modo en que el trabajador deeducación física se posiciona. Concluimos que el trabajo desarrollado a partir de esta composi-ción favorece prácticas de cuidado que potencializan la intervención antimanicomial y la vidadel «lado externo» de los servicios.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2017) p. 107-216pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMental healthen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMulti-professionalteamen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectCase studyen
dc.subjectSalud mentales
dc.subjectEquipo multiprofesionales
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectEstudio de casoes
dc.titleEntre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mentalpt_BR
dc.title.alternativeBetween the composition and the task : a case study on the inclusion of Physical Education in a mental health serviceen
dc.title.alternativeEntre la composisión y la tarea : estudio de caso sobre la inserción de la educación física en un servicio de salud mentales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085941pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples