Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
dc.contributor.author | Ferreira, Luiz Alberto dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Damico, José Geraldo Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Alex Branco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T02:31:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-3289 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189265 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do ‘‘lado de fora’’ dos serviços. | pt |
dc.description.abstract | This is a case study on the process of integration of Physical Education workers in thecontext of a multi-professional mental health team. The categories ‘‘doer’’ and ‘‘composer’’were used to analyze the positions that a Physical Education worker occupies in this service. Theempiricism was produced from eight semi-structured interviews with different professionalsin a Psychosocial Care Center. Analysis indicated that the position of Physical Education onthe team depends on the trajectory of each professional and the way the Physical Educationworker establishes himself/herself. We conclude that the work ruled by composition favors carepractices that enhance the anti-asylum intervention and the life ‘‘outside’’ the services. | en |
dc.description.abstract | Se trata de un estudio de caso sobre el proceso de inserción de trabajadores deeducación física en el trabajo cotidiano de un equipo multiprofesional de salud mental. Seutilizaron las categorías del «emprendedor» y el «compositor» para analizar los puestos queun trabajador de educación física ocupa en ese servicio. La práctica empírica se llevó a cabocon ocho (8) entrevistas semiestructuradas con diferentes profesionales de un centro de aten-ción psicosocial. Los análisis indicaron que el lugar que ocupa la educación física en el equipodepende de la trayectoria de cada uno de los profesionales y del modo en que el trabajador deeducación física se posiciona. Concluimos que el trabajo desarrollado a partir de esta composi-ción favorece prácticas de cuidado que potencializan la intervención antimanicomial y la vidadel «lado externo» de los servicios. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 39, n. 2 (abr./jun. 2017) p. 107-216 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mental health | en |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Multi-professionalteam | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Case study | en |
dc.subject | Salud mental | es |
dc.subject | Equipo multiprofesional | es |
dc.subject | Educación física | es |
dc.subject | Estudio de caso | es |
dc.title | Entre a composição e a tarefa : estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental | pt_BR |
dc.title.alternative | Between the composition and the task : a case study on the inclusion of Physical Education in a mental health service | en |
dc.title.alternative | Entre la composisión y la tarea : estudio de caso sobre la inserción de la educación física en un servicio de salud mental | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001085941 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Health Sciences (10760)