Geo-grafia : intertextualidades na geografia escolar do ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Geo-graphie: Intertextualities in high school geographie
Assunto
Resumo
O presente trabalho possui como finalidade compreender as interpretações textuais aplicadas na Geografia escolar em turmas do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro em Porto Alegre/RS, assim como a compreensão de conceitos geográficos em contextos não educacionais a partir de noticiais e textos literários. A partir disso, analisamos a aplicação desses conceitos em relação às diferentes textualidades empregadas em aula e a relação dos mesmos com a realid ...
O presente trabalho possui como finalidade compreender as interpretações textuais aplicadas na Geografia escolar em turmas do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro em Porto Alegre/RS, assim como a compreensão de conceitos geográficos em contextos não educacionais a partir de noticiais e textos literários. A partir disso, analisamos a aplicação desses conceitos em relação às diferentes textualidades empregadas em aula e a relação dos mesmos com a realidade, visando a auto expressão. A proposta metodológica apropriou-se de pesquisas bibliográficas acerca do histórico da Geografia e da utilização da literatura no ensino da mesma, bem como de uma série de atividades e observações realizadas ao longo de um mês de estágio docente, permitindo uma análise qualitativa, não apenas dos textos apresentados pelos alunos, como de seu desenvolvimento em aula, na qual percebe-se alunos ainda muito retraídos quanto a expressão de seus conhecimentos e opiniões, porém com habilidades de interpretação tão diversas quanto a sua atenção possa permitir. Desta forma, compreendemos que a análise e interpretação textual em Geografia ainda precisa se afastar do texto didático, porém esse afastamento precisa ser feito de forma mais abrangente e em um espaço de tempo muito maior para permitir a interpretação da intertextualidade geográfica. ...
Abstract
The present work aims to understand the textual interpretations applied in geography classes of the second year of high school in Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro in Porto Alegre / RS, as well as the understanding of geographical concepts in non - educational contexts from news and literary texts. From this, we analyze the application of these concepts in relation to the different textualities used in class and their relationship with reality, aiming at self expression. The met ...
The present work aims to understand the textual interpretations applied in geography classes of the second year of high school in Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro in Porto Alegre / RS, as well as the understanding of geographical concepts in non - educational contexts from news and literary texts. From this, we analyze the application of these concepts in relation to the different textualities used in class and their relationship with reality, aiming at self expression. The methodological proposal appropriated bibliographical research about the history of Geography and the use of literature in teaching, as well as a series of activities and observations carried out during a month of teaching, allowing a qualitative analysis, not only of the texts presented by the students, and of their development in class, in which students are still very with drawn as to the expression of their knowledge and opinions, but with as diverse interpretation skills as their attention can allow. In this way, we understand that the textual analysis and interpretation in Geography still needs to move away from the didactic text, how ever this separation needs to be done more comprehensively and in a longer time to allow the interpretation of geographic intertextuality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (476)
Este item está licenciado na Creative Commons License