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dc.contributor.advisorDorfman, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Joanna Koeppe dospt_BR
dc.date.accessioned2019-03-02T02:31:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189183pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho possui como finalidade compreender as interpretações textuais aplicadas na Geografia escolar em turmas do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro em Porto Alegre/RS, assim como a compreensão de conceitos geográficos em contextos não educacionais a partir de noticiais e textos literários. A partir disso, analisamos a aplicação desses conceitos em relação às diferentes textualidades empregadas em aula e a relação dos mesmos com a realidade, visando a auto expressão. A proposta metodológica apropriou-se de pesquisas bibliográficas acerca do histórico da Geografia e da utilização da literatura no ensino da mesma, bem como de uma série de atividades e observações realizadas ao longo de um mês de estágio docente, permitindo uma análise qualitativa, não apenas dos textos apresentados pelos alunos, como de seu desenvolvimento em aula, na qual percebe-se alunos ainda muito retraídos quanto a expressão de seus conhecimentos e opiniões, porém com habilidades de interpretação tão diversas quanto a sua atenção possa permitir. Desta forma, compreendemos que a análise e interpretação textual em Geografia ainda precisa se afastar do texto didático, porém esse afastamento precisa ser feito de forma mais abrangente e em um espaço de tempo muito maior para permitir a interpretação da intertextualidade geográfica.pt
dc.description.abstractThe present work aims to understand the textual interpretations applied in geography classes of the second year of high school in Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro in Porto Alegre / RS, as well as the understanding of geographical concepts in non - educational contexts from news and literary texts. From this, we analyze the application of these concepts in relation to the different textualities used in class and their relationship with reality, aiming at self expression. The methodological proposal appropriated bibliographical research about the history of Geography and the use of literature in teaching, as well as a series of activities and observations carried out during a month of teaching, allowing a qualitative analysis, not only of the texts presented by the students, and of their development in class, in which students are still very with drawn as to the expression of their knowledge and opinions, but with as diverse interpretation skills as their attention can allow. In this way, we understand that the textual analysis and interpretation in Geography still needs to move away from the didactic text, how ever this separation needs to be done more comprehensively and in a longer time to allow the interpretation of geographic intertextuality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectSpatial representationen
dc.subjectNewsen
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectScholar geographyen
dc.titleGeo-grafia : intertextualidades na geografia escolar do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeGeo-graphie: Intertextualities in high school geographieen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088462pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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