Análise do custo de aquisição e transporte de cimento asfáltico no Brasil
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho foi feito com a finalidade de estudar a variação do preço dos materiais asfálticos no Brasil. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica tratando questões como transporte e produção de materiais asfálticos, tipos de revestimentos e método de dimensionamento utilizado para determinar o modo como o estudo seria feito e suas condicionantes. O primeiro passo para dar início ao estudo de custos foi a escolha dos pontos analisados, de modo que dessem uma boa noção para um qu ...
Este trabalho foi feito com a finalidade de estudar a variação do preço dos materiais asfálticos no Brasil. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica tratando questões como transporte e produção de materiais asfálticos, tipos de revestimentos e método de dimensionamento utilizado para determinar o modo como o estudo seria feito e suas condicionantes. O primeiro passo para dar início ao estudo de custos foi a escolha dos pontos analisados, de modo que dessem uma boa noção para um quadro nacional da questão do trabalho, sendo levado em consideração áreas com rodovias já existentes. Para a determinação do custo de cada material asfáltico foi utilizado o método de custos do DNIT, que considera como custo final o resultado do binômio aquisição e transporte. De modo a buscar a solução mais vantajosa para cada caso, diferentes estruturas foram analisadas para cada ponto do estudo. Foram calculados os preços para estruturas de revestimentos somente em concreto asfáltico, com CAP 30-45 e CAP 50-70, e estruturas com uma camada de CA e outra em tratamento superficial, utilizando a emulsão RR-2C. Com o estudo feito foi possível determinar como os preços dos materiais asfálticos variam e quais estruturas se apresentam mais vantajosas, considerando questões orçamentárias e técnicas de engenharia. Com os resultados obtidos foi possível constatar que o CAP 50-70 possui menor preço em relação ao CAP 30-45. Em relação as estruturas estudadas, o nível de tráfego influencia em qual solução é mais econômica, o que comprova a importância da interação entre o orçamento e o estudo técnico em projetos de obras viárias. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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