[CI-GÎT] : ensaios sobre a instauração clandestina, a palavra baldia e a presença murmurada do objeto
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Essa pesquisa problematiza a glicerina e a madeira como constituintes elementares para o trabalho em escultura. Propõe uma reavaliação dos momentos anteriores ao de apresentação pública e também de engajamento ativo de produção. Evoca a partir disto o conceito de desenho-aparição para circunscrever a produção poética aos instantes em que uma ideia se impõe. Aprofunda o conceito de estocagem como instância primordial para se pensar os processos de moldagem da glicerina em moldes de madeira e sua ...
Essa pesquisa problematiza a glicerina e a madeira como constituintes elementares para o trabalho em escultura. Propõe uma reavaliação dos momentos anteriores ao de apresentação pública e também de engajamento ativo de produção. Evoca a partir disto o conceito de desenho-aparição para circunscrever a produção poética aos instantes em que uma ideia se impõe. Aprofunda o conceito de estocagem como instância primordial para se pensar os processos de moldagem da glicerina em moldes de madeira e sua relação com a falibilidade como conceito operatório. Inaugura uma consciência da palavra como elemento que margeia ou centraliza proposições que afetam o paradigma de experiência da obra, desde a inventividade que os títulos conferem às obras, até o boato, como elemento que propõe desvios e reflexões a partir de seu caráter ficcional. Debruça também sobre os momentos de espacialização e disposição dos objetos no espaço, acionando paisagens-cemitério, situações de fisicalidades baseadas no confronto da obra com o seu espaço expositivo, bem como o ambiente. Finalmente, reflete-se sobre a materialidade da glicerina como elemento de provisoriedade e de renúncia às certezas conclusivas, às expectativas funcionais e aos imperativos formais. ...
Abstract
This research problematizes glycerin and wood as elementary constituents for sculpture work. It proposes a reassessment of the moments prior to the public presentation and also of active engagement of production. It evokes from this the concept of apparition-drawing [desenho-aparição] to circumscribe the poetic production to the instants in which an idea imposes itself. It expands the concept of storage [estocagem] as a primordial instance to think about the molding processes of glycerin in woo ...
This research problematizes glycerin and wood as elementary constituents for sculpture work. It proposes a reassessment of the moments prior to the public presentation and also of active engagement of production. It evokes from this the concept of apparition-drawing [desenho-aparição] to circumscribe the poetic production to the instants in which an idea imposes itself. It expands the concept of storage [estocagem] as a primordial instance to think about the molding processes of glycerin in wood molds and its relation with the operatory concept as a failure one. It inaugurates an awareness of the word as an element that marginalises or centralizes propositions that affect the paradigm of the experience of the work, from the inventiveness that the titles confer to the works, until the rumor[boato], as element that throws deviations, reflections of fictional character. It also focuses on the moments of spatialization and arrangement of objects in space, triggering graveyard-landscapes [paisagens-cemitério], situations of physicality based on the confrontation of the work with its expositive space, as well as the environment. Finally, it is reflected on the materiality of glycerin as an element of the scope of the provisional and refusal to conclusive certainties, functional expectations and formal imperatives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License