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dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Paula de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-28T02:28:42Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189054pt_BR
dc.description.abstractO nascimento prematuro acarreta grande impacto às famílias, podendo ser um momento muito delicado e traumático para os pais, devido à situação de risco na qual se encontra a criança. Desta forma, a prematuridade pode afetar as relações iniciais da criança com a sua família, além do próprio desenvolvimento da criança. O presente estudo buscou investigar os indicadores de dependência e de independência de crianças nascidas prematuras, bem como a relação mãe-criança no contexto da prematuridade. Participaram do estudo cinco mães e seus filhos/as com idade entre quatro e cinco anos, e que nasceram prematuras. As mães responderam a entrevistas, enquanto que as crianças responderam ao Teste das Fábulas. Análise de conteúdo qualitativa dos relatos maternos revelou tanto indicadores de dependência como de independência no que diz respeito a aspectos desenvolvimentais. Quanto à relação mãe-criança, de acordo com o relato materno, as crianças apresentaram mais indicadores de independência. As mães ainda enfrentavam algumas dificuldades e inseguranças, às quais foram relacionadas ao contexto de prematuridade. Já o Teste das Fábulas revelou mais indicadores de dependência emocional por parte das crianças. Ressaltase o impacto que a prematuridade pode ter nas famílias, e como este contexto pode perpassar a relação mãe-criança mesmo após passada a situação de risco. Os resultados sugerem a importância do acompanhamento longitudinal das famílias, com atenção às questões emocionais que podem se fazer presentes em vários momentos do desenvolvimento da criança nascida prematura.pt
dc.description.abstractPreterm birth causes great impact on families, since it is a delicate and traumatic moment for parents, because of the risk situation in which the child is. Thus, prematurity can affect the initial relationship of the child with his family, as well the child's own development. This study aimed to investigate the dependence and independence indicators of children born prematurely, and the mother-child relationship in the context of prematurity. Participants were five mothers and their children, aged four to five years, who were born preterm. Mothers answered interviews, while the children responded to the Fables Test. Content analysis of maternal reports showed both dependence and independence indicators in developmental aspects. As for the mother-child relationship, according to the mother's report, the children showed more independence indicators. Mothers were still facing some difficulties and insecurities, which were related to the prematurity context. The Fables Test also revealed indicators of greater emotional dependence by the children. It is notable the impact that prematurity can cause in families, and how this context can persist in the mother-child relationship even after the risk situation’s is over. The results suggest the importance of longitudinal follow-up of families, with attention to emotional issues that may be present in various stages of development of premature by born child.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPrematurityen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectRelação mãe-criançapt_BR
dc.subjectMother-child relationshipen
dc.subjectPrematuropt_BR
dc.titleRelação mãe-criança e indicadores de dependência e de independência no contexto da prematuridadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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