Por que não podemos ver a diversidade religiosa : questionando o paradigma católico-cêntrico no estudo da religião na América Latina
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Data
2018Tipo
Assunto
Resumo
Os avanços nos estudos da religião na América Latina se tornam restringidos pela persistência de visões excessivamente católicas-cêntricas que impedem a compreensão adequada à extensão e à relevância da diversidade religiosa, a relegando a um mero epifenômeno recente e minoritário da nossa realidade social. A natureza real do papel do catolicismo no continente poderia ser melhor avaliado e compreendido – nas suas diferentes dimensões – se deixarmos de aceitar sem críticas uma série de suposiçõe ...
Os avanços nos estudos da religião na América Latina se tornam restringidos pela persistência de visões excessivamente católicas-cêntricas que impedem a compreensão adequada à extensão e à relevância da diversidade religiosa, a relegando a um mero epifenômeno recente e minoritário da nossa realidade social. A natureza real do papel do catolicismo no continente poderia ser melhor avaliado e compreendido – nas suas diferentes dimensões – se deixarmos de aceitar sem críticas uma série de suposições e princípios básicos que orientam nossa análise e que tentarei repensar neste trabalho. Para fazer isso, procuro identificar as características mínimas do que considero um paradigma analítico dominante no estudo da religião nas ciências sociais (principalmente a sociologia) e fornecer uma visão alternativa, baseada em diferentes pressupostos teóricos. Argumento que a dependência nos postulados de alguns autores canônicos, a excessiva comparação entre “identidades” e “crenças” e a adesão a visões extremamente institucionalizadas sobre a religião, bem como a pouca atenção dada às diferentes formas de regulamentações religiosas, fornecem uma visão exagerada de uma “América Latina católica”. ...
Abstract
Advances in the study of religion in Latin America have been hindered by the persistence of excessively Catholic-centric visions that cannot adequately account for the extension and relevance of religious diversity in the area, considering it a mere recent and minor epiphenomenon of its social reality. The real scope of this relevance, as well as a more nuanced view of the centrality of Catholicism, could be understood if we started questioning several presuppositions that usually guide our ana ...
Advances in the study of religion in Latin America have been hindered by the persistence of excessively Catholic-centric visions that cannot adequately account for the extension and relevance of religious diversity in the area, considering it a mere recent and minor epiphenomenon of its social reality. The real scope of this relevance, as well as a more nuanced view of the centrality of Catholicism, could be understood if we started questioning several presuppositions that usually guide our analysis and that I will reconsider in this article. In order to do this, I will first identify the basic traits of what I consider to be the dominant paradigm in the study (especially in the sociology) of religion and then I will provide an alternative view, based on different theoretical principles. I will argue that the overdependence on premises provided by certain canonical authors, the unwarranted equalization of “identities”; with “beliefs”; and the acceptance of excessively institutionalized views of “religion”, as well as the scant attention paid to religious regulation, result in an exaggerated idea of how “Catholic” Latin America really is. ...
Contido em
Debates do NER. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n. 34 (ago./dez. 2018), p. [75]-121
Origem
Nacional
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