Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrigerio, Alejandropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Adriana Kerchner dapt_BR
dc.contributor.authorBevilacqua, Cleci Reginapt_BR
dc.contributor.authorAlvarez, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-19T02:33:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1519-843Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188849pt_BR
dc.description.abstractOs avanços nos estudos da religião na América Latina se tornam restringidos pela persistência de visões excessivamente católicas-cêntricas que impedem a compreensão adequada à extensão e à relevância da diversidade religiosa, a relegando a um mero epifenômeno recente e minoritário da nossa realidade social. A natureza real do papel do catolicismo no continente poderia ser melhor avaliado e compreendido – nas suas diferentes dimensões – se deixarmos de aceitar sem críticas uma série de suposições e princípios básicos que orientam nossa análise e que tentarei repensar neste trabalho. Para fazer isso, procuro identificar as características mínimas do que considero um paradigma analítico dominante no estudo da religião nas ciências sociais (principalmente a sociologia) e fornecer uma visão alternativa, baseada em diferentes pressupostos teóricos. Argumento que a dependência nos postulados de alguns autores canônicos, a excessiva comparação entre “identidades” e “crenças” e a adesão a visões extremamente institucionalizadas sobre a religião, bem como a pouca atenção dada às diferentes formas de regulamentações religiosas, fornecem uma visão exagerada de uma “América Latina católica”.pt_BR
dc.description.abstractAdvances in the study of religion in Latin America have been hindered by the persistence of excessively Catholic-centric visions that cannot adequately account for the extension and relevance of religious diversity in the area, considering it a mere recent and minor epiphenomenon of its social reality. The real scope of this relevance, as well as a more nuanced view of the centrality of Catholicism, could be understood if we started questioning several presuppositions that usually guide our analysis and that I will reconsider in this article. In order to do this, I will first identify the basic traits of what I consider to be the dominant paradigm in the study (especially in the sociology) of religion and then I will provide an alternative view, based on different theoretical principles. I will argue that the overdependence on premises provided by certain canonical authors, the unwarranted equalization of “identities”; with “beliefs”; and the acceptance of excessively institutionalized views of “religion”, as well as the scant attention paid to religious regulation, result in an exaggerated idea of how “Catholic” Latin America really is.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDebates do NER. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n. 34 (ago./dez. 2018), p. [75]-121pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReligionen
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCatolicismopt_BR
dc.subjectCatholicismen
dc.subjectReligious diversityen
dc.subjectDiversidade religiosapt_BR
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectTheoryen
dc.subjectAmérica Latina : Aspectos religiosospt_BR
dc.subjectSpiritualityen
dc.titlePor que não podemos ver a diversidade religiosa : questionando o paradigma católico-cêntrico no estudo da religião na América Latinapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001087696pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples