A importância do sentido nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
The importance of sense in geography lessons: possible ways for a recognition between the subject and the world
Resumo
O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos ...
O presente trabalho possui como tema a importância da presença ou não do sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo do conceito de sentido a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A partir disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos. ...
Abstract
The present work has as its theme the importance of presence, or not, of sense in the classes of Geography. Our analytical delimitation is based on the relation of sense as a facilitator or not of the teaching-learning process in Geography. The investigative path employs the Complexity Paradigm (Morin, 2011) as a challenge for understanding the world based on Qualitative Research techniques. The search has as initial preoccupation the study of the concept of sense in order that we have epistemo ...
The present work has as its theme the importance of presence, or not, of sense in the classes of Geography. Our analytical delimitation is based on the relation of sense as a facilitator or not of the teaching-learning process in Geography. The investigative path employs the Complexity Paradigm (Morin, 2011) as a challenge for understanding the world based on Qualitative Research techniques. The search has as initial preoccupation the study of the concept of sense in order that we have epistemological clarity to seek approximations with the demands of the area of the teaching of Geography. From this, we problematize the challenges that we find in classrooms, the proximity that this science can possess with the study of sense and investigate the possibilities that favor better attribution of the same by the students ...
Contido em
Para onde?, Porto Alegre. Vol. 10, n.1 (2018), p. 67-75
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39123)Ciências Humanas (6674)
Este item está licenciado na Creative Commons License