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Reflexões sobre as consequências ético-políticas do materialismo de Lucrécio para as ciências
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Lages e | pt_BR |
dc.contributor.author | Baptista, Luis Antonio dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-14T02:32:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-8894 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188781 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda alguns conceitos do materialismo filosófico de Lucrécio, tais como o de “caos laminar”, “caos nuvem” e “clinâmen”, assim como apresentados por Michel Serres, buscando ressaltar as potências não-determinísticas, inventivas ou ficcionais presentes no primeiro materialismo e que foram sobrepujadas no materialismo-dialético por um idealismo tomado de empréstimo do cientificismo do século XIX. Esse resgate de uma visão vitalista do materialismo busca extrair apontamentos éticos, políticos e metodológicos para reverter a sobredeterminação epistêmica dos modos da racionalidade econômica hegemônica calcada na previsão, no controle e na conservação da matéria. Um materialismo, tal qual o de Lucrécio, que não precisa corresponder a leis transcendentes e que é capaz de acolher o incerto e o imprevisível, enseja para o campo da ciência ontologias poiéticas; para o campo da filosofia, epistemologias não representativas e para o campo da política, revoluções do sensível. Em outras palavras, num materialismo que propomos chamar de “ficcional”, ciência, filosofia e política se distinguem, mas não se separam. | pt_BR |
dc.description.abstract | We introduce in this paper some concepts of philosophical materialism of Lucretius, such as the „laminar chaos‟, „cloud chaos‟ and „clinamen‟, as presented by Michel Serres, seeking to emphasize non-deterministic, inventive or fictional powers present in the first materialism, which were surpassed in dialectical materialism by an idealism arisen from the nineteenth century scientism. This rescue of a vitalist vision of materialism search to extract ethical, political and methodological appointments to reverse the epistemic over-determination of the modes of the hegemonic economic rationality grounded in the forecast, the control and the conservation of matter. A materialism, such as Lucretius‟, which does not need to correspond to transcendent laws and which is capable of admitting the uncertainty and the unpredictable gives rise to the field of science: poietic ontologies, to the field of philosophy: non-representative epistemologies, for the field of politics: revolutions of the sensitive. In other words, in a materialism that we propose to call „fictional‟, science, philosophy and politics are distinct, but not separate. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Mnemosine. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 14, n.1 (2018), p. 145-165. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atomism | en |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Philosophical materialism | en |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ethics | en |
dc.subject | Fiction | en |
dc.subject | Cliname | en |
dc.title | Reflexões sobre as consequências ético-políticas do materialismo de Lucrécio para as ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on the Lucretius‟ materialism ethical-political consequences to sciences | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001084611 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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