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dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Lages ept_BR
dc.contributor.authorBaptista, Luis Antonio dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-02-14T02:32:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1809-8894pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188781pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda alguns conceitos do materialismo filosófico de Lucrécio, tais como o de “caos laminar”, “caos nuvem” e “clinâmen”, assim como apresentados por Michel Serres, buscando ressaltar as potências não-determinísticas, inventivas ou ficcionais presentes no primeiro materialismo e que foram sobrepujadas no materialismo-dialético por um idealismo tomado de empréstimo do cientificismo do século XIX. Esse resgate de uma visão vitalista do materialismo busca extrair apontamentos éticos, políticos e metodológicos para reverter a sobredeterminação epistêmica dos modos da racionalidade econômica hegemônica calcada na previsão, no controle e na conservação da matéria. Um materialismo, tal qual o de Lucrécio, que não precisa corresponder a leis transcendentes e que é capaz de acolher o incerto e o imprevisível, enseja para o campo da ciência ontologias poiéticas; para o campo da filosofia, epistemologias não representativas e para o campo da política, revoluções do sensível. Em outras palavras, num materialismo que propomos chamar de “ficcional”, ciência, filosofia e política se distinguem, mas não se separam.pt_BR
dc.description.abstractWe introduce in this paper some concepts of philosophical materialism of Lucretius, such as the „laminar chaos‟, „cloud chaos‟ and „clinamen‟, as presented by Michel Serres, seeking to emphasize non-deterministic, inventive or fictional powers present in the first materialism, which were surpassed in dialectical materialism by an idealism arisen from the nineteenth century scientism. This rescue of a vitalist vision of materialism search to extract ethical, political and methodological appointments to reverse the epistemic over-determination of the modes of the hegemonic economic rationality grounded in the forecast, the control and the conservation of matter. A materialism, such as Lucretius‟, which does not need to correspond to transcendent laws and which is capable of admitting the uncertainty and the unpredictable gives rise to the field of science: poietic ontologies, to the field of philosophy: non-representative epistemologies, for the field of politics: revolutions of the sensitive. In other words, in a materialism that we propose to call „fictional‟, science, philosophy and politics are distinct, but not separate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMnemosine. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 14, n.1 (2018), p. 145-165.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtomismen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPhilosophical materialismen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectFictionen
dc.subjectClinameen
dc.titleReflexões sobre as consequências ético-políticas do materialismo de Lucrécio para as ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeReflections on the Lucretius‟ materialism ethical-political consequences to sciences en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084611pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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