A "criação" da andropausa no Brasil : articulações entre ciência, mídia e mercado e redefinições de sexualidade e envelhecimento
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Tipo
Assunto
Resumo
O artigo trata da construção recente de novos diagnósticos médicos e de um correspondente mercado consumidor em potencial considerando o caso da andropausa, “doença” que afetaria os homens a partir dos 35-40 anos de idade. A perspectiva utilizada centra-se nos estudos sociais da ciência e gênero e particularmente na necessidade de investigar as redes criadas no processo de construção dessa nova categoria. Por meio da análise da produção científica e da trajetória da construção da andropausa, ou ...
O artigo trata da construção recente de novos diagnósticos médicos e de um correspondente mercado consumidor em potencial considerando o caso da andropausa, “doença” que afetaria os homens a partir dos 35-40 anos de idade. A perspectiva utilizada centra-se nos estudos sociais da ciência e gênero e particularmente na necessidade de investigar as redes criadas no processo de construção dessa nova categoria. Por meio da análise da produção científica e da trajetória da construção da andropausa, ou Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, como fenômeno de interesse público, elabora-se um processo de medicalização do homem e da sexualidade masculina, via o reforço na centralidade dos hormônios como modelo preponderante de entendimento do corpo. ...
Abstract
The article deals with the recent construction of new medical diagnoses and a corresponding potential consumer market by considering the case of andropause, “disease” that supposedly affected men from 35-40 years old. The approach used focuses on the social studies of science and gender and in particular the need to investigate the networks created in the process of the construction of this new category. Through the analysis of scientific production and the trajectory of construction of andropa ...
The article deals with the recent construction of new medical diagnoses and a corresponding potential consumer market by considering the case of andropause, “disease” that supposedly affected men from 35-40 years old. The approach used focuses on the social studies of science and gender and in particular the need to investigate the networks created in the process of the construction of this new category. Through the analysis of scientific production and the trajectory of construction of andropause, or Androgen Disorders of the Male Aging, as a phenomenon of public interest, an process of medicalization of men and male sexuality is enacted, by strengthening the centrality of hormones as predominant model for understanding the body. ...
Contido em
Psicología, conocimiento y sociedad. Uruguay. Vol. 2, n. 2 (nov. 2012), p. 196-219
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License