A economia comportamental e a formação de poupança vinculada a sorteios : o caso da prize-linked saving e dos títulos de capitalização
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2018Author
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Master professional
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Abstract in Portuguese
Este trabalho estuda o processo comportamental de tomada de decisão de aplicação em produtos de poupança premiada. A pesquisa é baseada em uma revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A questão central deste trabalho é: os sorteios das poupanças premiadas são um atrativo suficiente para reduzir o custo de adiar o consumo e passar a poupar? Nesse sentido, quais são os motivadores envolvidos no processo decisório de consumir, poupar e participar de loterias do ponto de vista da econo ...
Este trabalho estuda o processo comportamental de tomada de decisão de aplicação em produtos de poupança premiada. A pesquisa é baseada em uma revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A questão central deste trabalho é: os sorteios das poupanças premiadas são um atrativo suficiente para reduzir o custo de adiar o consumo e passar a poupar? Nesse sentido, quais são os motivadores envolvidos no processo decisório de consumir, poupar e participar de loterias do ponto de vista da economia comportamental? Sob essa ótica, quais as vantagens dos produtos de poupança premiada (títulos de capitalização e prize-linked saving)? São discutidos os aspectos que influenciam a escolha intertemporal no que se refere à poupança e na escolha dos indivíduos de participar em sorteios similares a loterias. São avaliadas as experiências internacionais com poupança premiada e a experiência no Brasil com os títulos de capitalização, investigando as características desses produtos que encontram respaldo nas constatações da economia comportamental, e também a origem histórica dos mesmos. Como principais resultados, são identificados elementos que corroboram que o atrativo dos sorteios é suficiente para compensar a falta de interesse ou capacidade de poupar para uma parcela da população. ...
Abstract
This research studies the behavioral decision-making process of buying prize-linked savings products. The research is based on a literature review and analysis of secondary data. The central question of this work is: are the draws of prize-linked saving products atractive enogh to reduce the cost of delaying consumption and promoting saving? That is, what are the main motivations in the decision-making process of consuming, saving, and buying lottery tickets frrom a behavioral economics perspec ...
This research studies the behavioral decision-making process of buying prize-linked savings products. The research is based on a literature review and analysis of secondary data. The central question of this work is: are the draws of prize-linked saving products atractive enogh to reduce the cost of delaying consumption and promoting saving? That is, what are the main motivations in the decision-making process of consuming, saving, and buying lottery tickets frrom a behavioral economics perspective? What are the advantages of prize-linked savings products ? This thesis therefore discusses the aspects that influence the intertemporal choice between saving and participation in draws like loteries. International and brazilian experiences with prized-linked savings are discussed, exploring the atributes of these products that find support in behavioral economics, as well as their historical origins . Regarding the main results, elements that confirm that the attractiveness of the draws is enough to compensate the discomfort of sving for part of the population were identified ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6117)Economics (1110)
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