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dc.contributor.advisorSchmidt, Benito Bissopt_BR
dc.contributor.authorTisott, Ramon Victorpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:31Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188252pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa o ensino industrial em Caxias do Sul, entre 1901 e 1964, por meio de três experiências distintas e sucessivas: a contratação de aprendizes via contrato particular pela oficina de Abramo Eberle, a Escola Industrial Elementar e as primeiras décadas do SENAI Nilo Peçanha. Procura-se mostrar as visões de infância que nortearam os projetos, a relação entre público e privado e aspectos da formação da classe trabalhadora, atentando para a ação dos indivíduos e para as condições e circunstâncias, a partir da história social do trabalho e da infância. Para isso, pesquisou-se a história das instituições de ensino, empresas e projetos governamentais em questão, assim como as trajetórias dos meninos envolvidos, em fontes documentais públicas e particulares. Os resultados apresentados apontam para a transformação do ensino técnico, passando do contexto de desregulamentação das relações à institucionalização e controle patronal da aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis thesis’ main objective is to investigate the industrial education in Caxias do Sul, between 1901 and 1964, through three distinct experiences and successive: the hiring of apprentices via private agreement by the Abramo Eberle workshop, the Elementary Industrial School and the first decades of SENAI Nilo Peçanha. It aims to show and examine the visions of childhood that guided the projects, the public/private relationship and aspects related to the making of the working class, paying attention to the action of individuals and to the conditions and circumstances – with a foundation in the social history of work and childhood. In this direction, the history of the educational institutions, companies and governmental projects were searched, as well as the trajectories of the boys involved (in documentary sources public and private). The results indicate a transformation of technical education, moving from the context of deregulation of the relations to the institutionalization and patron control of apprenticeship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectSENAIpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectChild laboren
dc.subjectIndustrial apprenticeshipen
dc.subjectRelação público-privadopt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCaxias do Sul (RS)pt_BR
dc.titleFormar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001085205pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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