Oferta e utilização de teleconsultorias para Atenção Primária à Saúde no Programa Telessaúde Brasil Redes
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Data
2017Tipo
Outro título
Provision and use of teleconsultations for Primary Health Care in the Telehealth Brazil Networks Program
Oferta y uso de teleconsultorías para Atención Primaria de Salud en el Programa Telesalud Brasil Redes
Assunto
Resumo
Objetivo: Avaliar a adequação do Programa Telessaúde Brasil Redes, no âmbito das teleconsultorias, a partir da análise de dados de estrutura e processo da Plataforma Nacional de Telessaúde. Método: Estudo descritivo, com análise estatística de série histórica (24 meses) da produção de teleconsultoria pelos núcleos de telessaúde que utilizaram a ferramenta de outubro de 2013 a setembro de 2015. Resultados: Foram respondidas 29.575 teleconsultorias por 18 núcleos de telessaúde em todo o país, par ...
Objetivo: Avaliar a adequação do Programa Telessaúde Brasil Redes, no âmbito das teleconsultorias, a partir da análise de dados de estrutura e processo da Plataforma Nacional de Telessaúde. Método: Estudo descritivo, com análise estatística de série histórica (24 meses) da produção de teleconsultoria pelos núcleos de telessaúde que utilizaram a ferramenta de outubro de 2013 a setembro de 2015. Resultados: Foram respondidas 29.575 teleconsultorias por 18 núcleos de telessaúde em todo o país, para 43.421 usuários em 9.801 unidades de saúde. Oferta e demanda mensal variaram entre 0,92 a 2,06 e 0,22 a 1,00 teleconsultorias, respectivamente. O percentual de unidades de saúde com ao menos uma solicitação/mês manteve-se próximo a 0,1%, sendo que 87,3% dos usuários cadastrados não realizou nenhuma solicitação no período. Os temas solicitados cobriram todos os capítulos da Classificação Internacional da Atenção Primária e da Classificação Internacional de Doenças. A satisfação dos usuários foi de 95,6% e o percentual de dúvidas totalmente respondidas foi 88,4%. Conclusões: Apesar da oferta adequada em relação às metas do programa, a demanda é muito baixa, gerando capacidade instalada ociosa de um grupo de teleconsultores com capacidade de resposta para um amplo leque de temas. Levanta-se a necessidade de ganho de escala, integração horizontal e fortalecimento da telerregulação e da auditoria das ações de telessaúde, com centralização de recursos e redução do número de núcleos de telessaúde. Além disso, é necessário investir em novas tipologias sinérgicas e sistêmicas de oferta de ações de telessaúde, como o apoio ao complexo regulador ambulatorial e à orientação da população. ...
Abstract
Objective: To evaluate the adjustment of teleconsultations provided by a large telehealth program in Brazil (Telehealth Brazil Networks) based on the analysis of National Telehealth Platform structure and process data. Method: This descriptive study involves statistical analysis of a historical series (24 months) of teleconsultations provided by 18 telehealth groups across the country between October 2013 and September 2015. Results: During the study period, 29,575 teleconsultations were provid ...
Objective: To evaluate the adjustment of teleconsultations provided by a large telehealth program in Brazil (Telehealth Brazil Networks) based on the analysis of National Telehealth Platform structure and process data. Method: This descriptive study involves statistical analysis of a historical series (24 months) of teleconsultations provided by 18 telehealth groups across the country between October 2013 and September 2015. Results: During the study period, 29,575 teleconsultations were provided by 18 telehealth groups to 43,421 users from 9,801 health units. The average number of teleconsultations per consultant per month ranged from 0.92 to 2.06, and the average number of requests per user per month ranged from 0.22 to 1.00. The percentage of health units with at least one request/month remained close to 0.1% throughout the study period, with no request at all from 87.3% of the users during this time. The requests for teleconsultations covered all the chapters of the International Ranking of Primary Care and of the International Ranking of Diseases. User satisfaction reached 95.6%, and 88.4% of the requests were fully resolved. Conclusions: Despite the adequate provision of telehealth support in relation to the goals of the Brazil Telehealth Networks program, demand is still low. As a consequence, the system remains largely idle, despite its capacity to provide answers for a broad range of subjects. This suggests the need to scale up reach, with horizontal integration and strengthening of telehealth regulation and audit steps, as well as to concentrate resources and reduce the number of telehealth groups. In addition, investments are needed to develop new types of synergistic and systemic telehealth actions, including support to the outpatient regulation system and population guidance. ...
Resumen
Objetivo: Evaluar la adecuación del Programa Telesalud Brasil Redes, en el ámbito de las teleconsultorías, a partir del análisis de datos de la estructura y proceso de la Plataforma Nacional de Telesalud. Método: Estudio descriptivo. Incluye el análisis estadístico de una serie histórica (24 meses) de teleconsultorías realizadas por 18 núcleos de telesalud en todo el país entre octubre de 2013 y septiembre de 2015. Resultados: Los 18 núcleos de telesalud realizaran 18.575 teleconsultorías para ...
Objetivo: Evaluar la adecuación del Programa Telesalud Brasil Redes, en el ámbito de las teleconsultorías, a partir del análisis de datos de la estructura y proceso de la Plataforma Nacional de Telesalud. Método: Estudio descriptivo. Incluye el análisis estadístico de una serie histórica (24 meses) de teleconsultorías realizadas por 18 núcleos de telesalud en todo el país entre octubre de 2013 y septiembre de 2015. Resultados: Los 18 núcleos de telesalud realizaran 18.575 teleconsultorías para 43.421 usuarios de 9.801 unidades de salud del país. El promedio mensual de teleconsultorías por consultor osciló entre 0,92 y 2,06. Ya el promedio mensual de solicitudes por usuario osciló entre 0,22 y 1,00. El porcentaje de unidades de salud con por lo menos una solicitud cada mes se mantuvo en alrededor del 0,1% a lo largo del período de la investigación y 87,3% de los usuarios registrados no ha hecho ninguna solicitud durante el período. Los asuntos demandados en las teleconsultorías abarcaron todos los capítulos de la Clasificación Internacional de Atención Primaria y de la Clasificación Internacional de Enfermedades. La satisfacción del usuario alcanzó el 95,6% y el 88,4% de las solicitudes se resolvieron por completo Conclusiones: La oferta de servicios de telesalud en Brasil es adecuada. Sin embargo, la demanda aún es muy baja. Como consecuencia, el sistema permanece ocioso en gran medida, a pesar de su capacidad para responder a una amplia gama de cuestiones. Esto sugiere la necesidad de ampliar el alcance, con la integración horizontal y el fortalecimiento de la regulación de la telesalud y las medidas de auditoría, así como concentrar recursos y reducir el número de núcleos de telesalud en el pais. Además, se necesitan inversiones para desarrollar nuevos tipos de acciones sinérgicas y sistémicas de telesalud, incluyendo el apoyo al sistema de regulación ambulatoria y el apoyo a la orientación de la población. ...
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