Ensaios em economia da educação superior
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Embora o ensino superior seja destinatário da maior parcela dos gastos públicos em educação, o número de estudos empíricos existentes na literatura econômica sobre o assunto ainda é reduzido. Nesse sentido, a presente tese procura preencher esta lacuna, estudando com maior profundidade alguns aspectos econômicos relacionados à educação em nível superior, e, assim abrir espaço para exploração desta agenda de pesquisa. Foram realizados três ensaios, os quais têm em comum a utilização de dados aca ...
Embora o ensino superior seja destinatário da maior parcela dos gastos públicos em educação, o número de estudos empíricos existentes na literatura econômica sobre o assunto ainda é reduzido. Nesse sentido, a presente tese procura preencher esta lacuna, estudando com maior profundidade alguns aspectos econômicos relacionados à educação em nível superior, e, assim abrir espaço para exploração desta agenda de pesquisa. Foram realizados três ensaios, os quais têm em comum a utilização de dados acadêmicos e socioeconômicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fornecidos mediante solicitação pela sua Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFPB). Essa base de dados possui um rico conjunto de informações de todos os alunos de graduação da UFPB, incluindo ingressos e egressos, desde 2001 até 2010, mostrando as disciplinas cursadas em cada semestre que passou na universidade e as notas finais obtidas em cada uma delas, os professores que lecionaram tais matérias, histórico de reprovações, etc. O primeiro ensaio procura mensurar a relação entre as greves dos professores universitários e o desempenho acadêmico dos alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para isso, estimou-se um modelo de painel controlando para três efeitos fixos: o aluno, o professor e a disciplina, além de dois testes de robustez, um teste placebo com indicativos de greve e a estimação de regressões quantílicas para ver o efeito na distribuição de notas. Já o objetivo do segundo ensaio é ver o efeito do tamanho das turmas sobre o rendimento acadêmico dos estudantes, estimando também um painel com três efeitos fixos e um modelo quantílico. Por fim, o terceiro ensaio da tese investiga os determinantes do Overeducation entre os egressos, que é a situação na qual o indivíduo possui mais qualificação que o exigido pela sua ocupação. Investigou-se também a influência das áreas sobre o tempo que esses indivíduos permanecem nesta condição. Para isso, utilizou-se um logit com Propensity Score Matching para múltiplos tratamentos e modelos de análise de sobrevivência. Os resultados da tese mostraram que: na média não houve relação significante estatisticamente entre as notas e a ocorrência das greves, embora na regressão quantílica os alunos com pior desempenho tiveram reduções de nota significativas; o coeficiente do tamanho da turma estimado pela média se mostrou estatisticamente não significativo, ao passo que as estimações por regressões quantílicas mostram um efeito negativo e significante para os alunos com pior desempenho e um efeito positivo aos estudantes com as melhores notas; e os formados nas áreas de humanidades, artes e sociais aplicadas apresentam maior probabilidade de estarem sob overeducation, bem como uma menor chance de deixar essa condição durante alguns anos após a conclusão do curso. ...
Abstract
Although higher education is the recipient of the largest share of public spending on education, the number of empirical studies in the economic literature on the subject is still limited. In this sense, the present thesis seeks to fill this gap, studying in greater depth some economic aspects related to education at the higher level, and, thus, open space for exploration of this research agenda. Three trials were carried out, which have in common the use of academic and socioeconomic data from ...
Although higher education is the recipient of the largest share of public spending on education, the number of empirical studies in the economic literature on the subject is still limited. In this sense, the present thesis seeks to fill this gap, studying in greater depth some economic aspects related to education at the higher level, and, thus, open space for exploration of this research agenda. Three trials were carried out, which have in common the use of academic and socioeconomic data from the Federal University of Paraíba (UFPB), provided by the Information Technology Superintendency (STI / UFPB). This database has a rich set of information from all UFPB undergraduates, including admissions and graduates, from 2001 to 2010, showing the courses taken each semester that passed at the university and the final grades obtained in each of them, teachers who taught such subjects, history of disapprovals, etc. The first essay tries to measure the relationship between university teachers’ strikes and the academic performance of students at the Federal University of Paraíba (UFPB). For this, a panel model was estimated controlling for three fixed effects: the student, the teacher and the discipline, besides two tests of robustness, a placebo test with indicatives of strike and the estimation of quantile regressions to see the effect in the distribution of notes. The objective of the second essay is to see the effect of class size on students’ academic performance, also estimating a panel with three fixed effects and a quantum model. Finally, the third essay of the thesis investigates the determinants of Overeducation among the graduates, which is the situation in which the individual has more qualification than the one required by his occupation. We also investigated the influence of the areas on the time that these individuals remain in this condition. For this, a logit with Propensity Score Matching was used for multiple treatments and survival analysis models. The results of the thesis showed that: in the average there was no statistically significant relation between the notes and the occurrence of the strikes, although in the quantile regression the students with worse performance had significant reductions of note; the coefficient of the class size estimated by the mean was statistically non-significant, whereas the quantile regression estimates show a negative and significant effect for the worst performing students and a positive effect on the students with the best grades; and graduates in applied humanities, arts and social sciences are more likely to be overeducated, as well as a lower chance of leaving this condition for a few years after completion of the course. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Economia (1102)
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