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dc.contributor.advisorAraujo, Lisiane Bizarropt_BR
dc.contributor.authorJaboinski, Juliana Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-03T04:01:41Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187571pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho objetivou avaliar déficits cognitivos (e.g., atenção, impulsividade, motivação e comportamento compulsivo) em animais submetidos ao procedimento de hipóxia-isquemia no sétimo dia pós-natal. A partir do sexagésimo dia pós-natal foi iniciado o treinamento na tarefa de tempo de reação serial de cinco escolhas (5CSRTT). Os resultados encontrados apontam que os animais que passaram pelo procedimento de HI apresentaram déficit de aprendizagem, interpretado pelo significativo aumento no número de sessões de treino para avançar nos estágios da tarefa. Dificuldades atencionais também foram verificadas pelo índice de acurácia significativamente menor do grupo experimental. A dificuldade atencional foi acompanhada por impulsividade observada pelo aumento de respostas prematuras do grupo HI, bem como aumento da latência de respostas corretas e de recompensa. Conclui-se que os animais HI possuem déficit de aprendizagem, prejuízo atencional e impulsividade. O modelo de HI é uma ferramenta útil para estudar o impacto de processos hipóxico-isquêmicos em neonatos em longo prazo, bem como auxiliar no entendimento de outras patologias que apresentam sintomatologia similar.pt
dc.description.abstractThis work aimed to evaluate cognitive déficits (e.g. attention, impulsivity, motivation and compulsive behavior) in rats submitted to the hypoxic-ischemia (HI) procedure on the seventh postnatal day. Training in the 5 choice serial reaction time task (5CRSTT) started on the sixtieth postanatal day. The results suggest that the animals that went through the HI procedure showed impaired learning, interpreted through the signifficant increase in the number of training sessions necessary to progress through the stages of the task. Attentional déficits were also observed throufh the signifficantly inferior accuracy index shown by the experimental group. This attentional impairment was accompanied by high impulsivity observed through the increase in premature responses by the HI group, as well as by the increase in the late latency of correct responses and latency of reward. So, we conclude that the experimental group presented impaired learning, attention and impulsivity. Therefore the HI model is a useful tool in the study of the long term impact of neonatal hypoxic-ischemia events, as well as in the understanding of other pathologies that show similar sintomatology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno de déficit de atençãopt_BR
dc.subjectattentional deficiten
dc.subjectImpulsividadept_BR
dc.subject5CSRTTen
dc.subjectNeonatal hypoxi-ischemiaen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectImpulsivityen
dc.subjectRatospt_BR
dc.subjectPsicologia experimentalpt_BR
dc.titleDéficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001083385pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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