Mostrar el registro sencillo del ítem
Construir no construído : três níveis de intervenção no campus Lo Contador
dc.contributor.advisor | Pellegrini, Ana Carolina Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Castagna, Ana Cristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T02:37:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/186170 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende analisar e compreender as práticas de intervenção em arquiteturas existentes localizadas em sítios que não necessariamente fazem parte do conjunto patrimonial tombado, mas que podem ser remodelados de acordo com as condições culturais e produtivas atuais. Na primeira parte, o trabalho analisará a metodologia de catalogação de intervenções, os “níveis de intervenção”, lançada por Francisco De Gracia. O objetivo é que, após o final da segunda parte, seja possível encontrar exemplares similares dentro de um estudo de caso. O estudo de caso, por sua vez, destina-se a traçar a história do campus Lo Contador, que ocupa a área de uma fazenda do século XVIII, localizada em Santiago/ Chile. O local é caracterizado por estar em constante transforamção desde sua aquisição pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 1958, com a finalidade de abrigar alguns de seus institutos. Após listar as preexistências, que são os ícones fundamentais do campus, o trabalho apresentará uma análise das reformas, entremeadas com os novos edifícios implantados no sítio, assim como seus planos ordenadores de crescimento. Através da compreensão da historiografia do campus será possível avaliar a importância de suas estratégias de transformação para a preservação do patrimônio edificado e o crescimento do campus universitário. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to analyze and understand the methods of intervention on existing architecture located on sites that have not been designated as part of a protected heritage complex, but that are remodeled in accordance with modern cultural and productive criteria. The first part of the paper will analyze cataloguing methodology of interventions, the “levels of intervention,” introduced by Francisco De Gracia. The aim being, by the end of the second part, it will be possible to find similar examples in the case study. The case study, in turn, will chart the historicity of the Lo Contador campus, which occupies the area of an 18th century farm in Santiago, Chile. The location is characterized by being in a constant state of transformation since it was acquired by the Pontifical Catholic University of Chile with the intention of housing some of its institutes. After cataloguing the pre-existing buildings, which serve as the campus’ main icon, the paper presents an analysis of the remodels, interspersed with the new buildings that have been erected on the site, as well as the institution’s plans for future growth. By understanding the historicity of the campus, it will be possible to evaluate the importance of its transformation strategies for the preservation of its built heritage and the growth of the university campus. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Campus universitário | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Preservação arquitetônica | pt_BR |
dc.subject | Projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Santiago (Chile) | pt_BR |
dc.title | Construir no construído : três níveis de intervenção no campus Lo Contador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001082550 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6071)Arquitectura (392)