Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorDamasceno, Patricia Lopespt_BR
dc.date.accessioned2018-12-13T02:37:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/186138pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a atividade do design de notícias no atual contexto de produção noticiosa dos jornais do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo caracterizar e analisar a atividade, a fim de compreender como se configura a prática diante do cenário de convergência jornalística em sua etapa mais recente. Em específico, o estudo visa identificar o papel da atuação dos agentes envolvidos com o design na cadeia de produção jornalística, destacando suas funções primordiais, contribuições e limites de atuação. Os eixos temáticos mobilizados são o design de notícias e a convergência jornalística, cujos autores como Ramón Salaverría (2010; 2017), Samuel Negredo (2008), Yolanda Zappaterra e Cath Caldwell (2014), Francesco Frachi (2013), Ary Moares Filho (2010), Ana Gruszynski (2015; 2011; 2007), Adriana Barsotti (2014; 2018), entre outros, fornecem alguns dos principais conceitos para o trabalho. Este é um estudo de abordagem qualitativa que teve como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica e documental e a realização de entrevistas com 17 profissionais das redações de quatro veículos do extremo sul do país: Zero Hora, Correio do Povo, Pioneiro e Diário de Santa Maria. Mediante as entrevistas, levantaram-se dados sobre as dimensões: organizacional, editorial, estrutural, bem como, rotinas produtivas e ferramentas dos postos correspondentes a editor-chefe, editor de arte, diagramador e webdesigner. Tendo por base o cenário detectado de compactação das redações, diminuição das publicações impressas e redução das equipes, trabalha-se com a hipótese de que os setores de design dos jornais ainda não aderiram integralmente à convergência, já que a atuação, em muitos casos, não é multiplataforma. Assim, percebeu-se que, hoje, nas redações gaúchas, os designers de notícias atuam vinculados aos processos do impresso ou da produção on-line, com exceção de alguns pontos de aproximação entre práticas e/ou setores. Paralelamente, verificou-se que o porte das organizações noticiosas, sua estrutura e a escala de convergência determinam o perfil da atuação dos designers de notícias, quais são as suas principais atribuições, seu grau de autonomia e o volume de profissionais dedicados ao design. Peculiaridades que, no conjunto, refletem-se no desempenho dos profissionais e na qualidade do que é produzido. Portanto, defende-se que, à medida que os modelos de convergência das redações avancem, designers de notícias venham a atuar em conjunto, podendo (1) reunir especialidades em uma mesma equipe – o que poderia configurar um primeiro estágio de integração – ou ainda, de fato, (2) atuarem multiplataforma.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the activity of news design in the current news production context of Rio Grande do Sul newspapers. Its objective to characterize and analyze the activity, in order to understand how the practice is set in the scenario of journalistic convergence in its last stage. Specifically, the research aims to identify the role of the agents involved in design in the journalistic production chain, highlighting their primary functions, contributions and performance limits. The themes that have been mobilized are news design and journalistic convergence, whose authors such as Ramón Salaverría (2010, 2017), Samuel Negredo (2008), Yolanda Zappaterra and Cath Caldwell (2014), Francesco Frachi (2013), Ary Moares Filho 2010), Ana Gruszynski (2015, 2011, 2007), Adriana Barsotti (2014, 2018), among others, provide some of the main concepts for the work. This is a qualitative study that had as methodological procedures bibliographical and documentary research and interviews with 17 professionals from the newsrooms of four vehicles in the extreme south of the country: Zero Hora, Correio do Povo, Pioneiro and Diário de Santa Maria. Through the interviews, data about the organizational, editorial, structural dimensions, as well as productive routines and tools of the posts corresponding to editor-in-chief, art editor, diagrammaker and webdesigner were collected. Based on the detected scenario of newsroom compaction, reduction of printed publications and reduction of teams, we work with the hypothesis that the newspaper design sectors have not yet fully adhered to the convergence, since the performance, in many cases, is not multiplatform. Thus, it was noticed that, today, in the newsrooms in Rio Grande do Sul, news designers are linked to the processes of print or on-line production, except for some points of approximation between practices and/or sectors. At the same time, it was verified that the size of the news organizations, their structure and the scale of convergence determine the profile of the performance of the news designers, what are their main attributions, their degree of autonomy and the volume of professionals dedicated to the design. Peculiarities that, on the whole, are reflected in the performance of professionals and in the quality of what is produced. Therefore, it is argued that, as newsroom convergence models advance, news designers will work together, being able to (1) bring together specialties in the same team – which could set up an early stage of integration – or , in fact, (2) operate multiplatform.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNews designen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectMultiplataformen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectProfessional activityen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectGaúcho’s newspapersen
dc.subjectJournalistic convergenceen
dc.titleDesign de notícias no cenário de convergência jornalística : práticas profissionais em jornais do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001080213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples