Vende-se artistas : a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese tem como tema o processo de mercantilização da arte contemporânea nas seguintes instâncias: a obra, o artista, e a crítica. A pesquisa debruça-se a analisar e problematizar como a crítica oriunda da produção contemporânea, especificamente a partir do trabalho de Paulo Nazareth, adquire a condição de mercadoria e a de slogan de mercado em um circuito de galerias e instituições amplamente reconhecidas. Neste processo, procura-se distinguir crítica, pensamento crítico, postura crít ...
A presente tese tem como tema o processo de mercantilização da arte contemporânea nas seguintes instâncias: a obra, o artista, e a crítica. A pesquisa debruça-se a analisar e problematizar como a crítica oriunda da produção contemporânea, especificamente a partir do trabalho de Paulo Nazareth, adquire a condição de mercadoria e a de slogan de mercado em um circuito de galerias e instituições amplamente reconhecidas. Neste processo, procura-se distinguir crítica, pensamento crítico, postura crítica e atitude crítica. Através das práticas artísticas de Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó e Paulo Nazareth, debatem-se as categorias tradicionais da economia política aplicadas ao mundo artístico, tais como mercado, mercadoria, valor, força produtiva e trabalho, assim como os discursos historicamente construídos entre as artes visuais e os sistemas produtivos. A partir deste cruzamento entre diferentes práticas artísticas, abordagens teóricas e a experiência diante da obra, constrói-se a tese de que a crítica sob determinadas circunstâncias adquire uma dimensão econômica. ...
Abstract
The present thesis deals with the process of commodification of contemporary art in the following instances: the work, the artist, and the criticism. The research focuses on analyzing and problematizing how the criticism coming from contemporary production, specifically from the work of Paulo Nazareth, acquires the condition of merchandise and that of market slogan in a circuit of galleries and institutions widely recognized. In this process, we try to distinguish between criticism, critical th ...
The present thesis deals with the process of commodification of contemporary art in the following instances: the work, the artist, and the criticism. The research focuses on analyzing and problematizing how the criticism coming from contemporary production, specifically from the work of Paulo Nazareth, acquires the condition of merchandise and that of market slogan in a circuit of galleries and institutions widely recognized. In this process, we try to distinguish between criticism, critical thinking, critical posture and critical attitude. Through the artistic practices of Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó and Paulo Nazareth, the traditional categories of political economy applied to the artistic world, such as the market, merchandise, value, productive force and work, as well as the discourses historically constructed between the arts visual and production systems. From this cross between different artistic practices, theoretical approaches and the experience before the work, the thesis is constructed that the critic under certain circumstances acquires an economic dimension. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2898)Artes Visuais (476)
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