Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Henrique Carlos de Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorFerraz, André de Barros Falcãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-22T02:49:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184937pt_BR
dc.description.abstractEstratégia vence eleição? Essa pergunta é o foco da dissertação. O trabalho inicialmente apre-senta o significado da estratégia política na sua formulação clássica e na situação de campanhas eleito-rais em democracias. Apoiado no estudo de campanhas eleitorais, sobretudo dos Estados Unidos e do Brasil, o autor identifica os dois modelos mais praticados de campanhas: a campanha positiva e a campanha negativa. A seguir, é feita uma revisão da bibliografia sobre campanhas eleitorais voltada para a descrição de cada um dos dois modelos. O fato de que é muito maior a quantidade de estudos acadêmicos sobre campanha negativa e de que a eleição analisada na dissertação também é um caso de campanha negativa implicou uma revisão bibliográfica mais detalhada. A dissertação apresenta dados de seis pesquisas eleitorais realizadas ao longo da campanha na cidade de Alvorada em 2008, ilustran-do com dados uma situação curiosa para os marcos de campanha negativa: o efeito eleitoralmente positivo de uma “negatividade em potencial”. Os dados confirmam o acerto da estratégia ao mostrar a inversão da intenção de voto, da rejeição, do aumento do conhecimento dos fatos negativos pelo eleitor, entre outras variáveis, todos apontando na direção do acerto estratégico que levou o candidato à vitória.pt
dc.description.abstractStrategy wins elections? This question is the focus of the dissertation. After a brief analysis of the concept of strategy both in its classical theory and democratic electoral campaigns, the author identi-fies two basic types of campaigns: positive and negative. A bibliographic revision on the general sub-ject of elections and more specifically on both types of electoral campaigns is presented. However, considering that the number of studies in negative campaigns is much greater than studies in positive campaign, besides the fact that the research data available refers to a specific negative campaign (city of Alvorada 2008) a more detailed revision was made for negative campaigns. The dissertation pre-sents data for six surveys applied along the duration of the campaign, showing the curious situation of the effectiveness of the cautious use of what perhaps could be called “potential negativity”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectoral campaignen
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectElectionsen
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectEstratégia políticapt_BR
dc.subjectNegative campaignen
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectPositive campaignen
dc.subjectAlvorada (RS)pt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.titleEstratégia vence eleição? o caso da eleição para prefeito em Alvorada-RS 2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079579pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples