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dc.contributor.authorPanni, Mari Teresinha Alminhanapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2018-10-30T02:38:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2177-9309pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184208pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo problematizar a docência de dois professores de uma escola do campo que trabalham com classes multisseriadas. Sabemos que a organização multisseriada escapa do que é estipulado como norma, assim, o modelo seriado age sobre a conduta dos professores dentro da maquinaria educacional impondo normas para as salas de aulas. No entanto, o docente da multisseriada desestabiliza o dispositivo seriado, emergindo, dessa forma, um pensamento/ação que faz fissuras a fim de libertar-se ou, quem sabe, ao menos, minimizar a ação das “categorias do Negativo” propostas por Foucault, resultando em uma docência-sabot. Nas práticas de sabotagem surge uma “arte-arteira”, uma docência que permite o devir, que potencializa as relações que permeiam o espaço multisseriado e onde são produzidas forças que vão de encontro com o que é estabelecido pela maquinaria escolar. Para fazer este estudo, utilizamos ferramentas foucaultianas e deleuzianas para entender como os saberes/fazeres dos docentes se configuram nesse espaço e como é potencializada a falta de formação específica para os professores que atuam em classes multisseriadas.pt_BR
dc.description.abstractThe present article has as objective to problematize the teaching of two teachers of a school of the field that work with multi-serialized classes. We know that the multi-series organization escapes what is stipulated as a norm, so the serial model acts on the behavior of teachers within the educational machinery imposing norms for the classrooms. However, the multi-serial teacher destabilizes the serial device, thus emerging a thought / action that cracks in order to free itself or, at least, minimize the action of the "categories of Negative" proposed by Foucault, resulting in a sabot teaching. In the practices of sabotage an "art-arteira" arises, a teaching that allows the becoming, that potentializes the relations that permeate the multi-series space and where they are produced forces, that are in agreement with what is established by the school machinery. In order to do this study, we use Foucaultian and Deleuzian tools to understand how teachers' knowledges are configured in this space and how the lack of specific teacher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife, PE. Vol. 9, n. 2 (2018), 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSabotageen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAntifascismopt_BR
dc.subjectArt-trinketen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectMultiseriateen
dc.titleA sabotagem como arte (arteira) para uma docência não-fascistapt_BR
dc.title.alternativeThe sabotage as art (trinket) for a non-fascist teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001079512pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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